Com as medidas de isolamento e distanciamento social e os decretos de fechamento de comércios, os serviços de delivery aumentaram significa mento nas principais cidade do Tocantins. Em Palmas, a Prefeitura Municipal liberou mototaxistas para realizarem entregas e empresas especializadas nesse tipo de serviço, por meio de aplicativos, relatam até 35% de crescimento em relação a última quinzena do mês de fevereiro.

Devido a essa demanda, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) repassou uma nota informativa com recomendações para trabalhadores e empregadores do setor de entrega de produtos delivery sobre o Covid-19, o novo coronavírus. O material segue as diretrizes do Ministério da Saúde (MS) e foi elaborada pela Diretoria de Vigilância Ambiental e Saúde do Trabalhador e pela Gerência em Saúde do Trabalhador (Cerest-TO).

Confira na íntegra as orientações para prevenção ao Covid-19:

  1. Orientar a higiene das mãos e disponibilizar a funcionários e entregadores o acesso fácil à pias providas com água corrente, sabonete líquido, toalhas de papel descartáveis, lixeiras com tampa de acionamento por pedal, além de frascos com álcool gel 70%.
  2. Intensificar a limpeza com água, sabão, água sanitária e/ou produto próprio para limpeza das sedes e dos pontos de apoio onde se concentram os trabalhadores.
  3. Higienizar constantemente a cada entrega as máquinas de cartão de pagamento dos pedidos com álcool gel 70%.
  4. Proteger as máquinas de pagamento com material impermeável que facilite a higienização (capa protetora ou filme plástico).
  5. Adotar uma rotina de higienização dos veículos de trabalho de entrega, utilizando álcool gel 70%, sabão e outros produtos recomendados.
  6. Estimular o pagamento do pedido por aplicativo ou site. Não sendo possível, realizar a operação via cartão de crédito ou débito, orientando o próprio cliente a manusear o cartão. Desestimular a realização de pagamentos em dinheiro.
  7.  Aconselhar ao consumidor a realizar os seguintes procedimentos ao receber a entrega: (1) descartar adequadamente no lixo a embalagem externa do produto; (2) higienizar a embalagem do alimento ou produto com álcool gel 70%; (3) em seguida, higienizar as mãos com água e sabão ou com álcool gel 70%.