A influencer responsável pela 'caça ao tesouro' que terminou causando depredação em ruínas históricas de Araguaína e atos de vandalismo no Parque Cimba, se posicionou por meio das redes sociais. Para Jheinny Kelly, a brincadeira teria sido interpretada de forma errada.
 
"O que foi realizado foi apenas uma brincadeira, em linha com o contexto de outras atividades similares que ocorrem no Brasil", diz trecho da nota divulgada nas redes sociais. (Veja o posicionamento completo abaixo)
 
O caso aconteceu no Parque Cimba e em uma antiga fábrica considerada patrimônio cultural da cidade, na noite de terça-feira (5). Ela anunciou pelas suas contas nas redes sociais que havia deixado no local um bilhete valendo R$ 1 mil e uma viagem com acompanhante.
 
Diversas pessoas foram atraídas a procurarem o 'tesouro' e causou aglomeração e danos ao patrimônio público. De acordo com a Prefeitura de Araguaína e a Polícia Militar (PM), o parque precisou ser fechado nesta quarta-feira (6) por causa da movimentação.
 
Leia também:
 
Os 'caçadores' do tesouro deixado pela influencer danificaram o alambrado que cerca o parque, caixas de passagem da rede de energia elétrica, monumentos, tijolos das ruínas da fábrica desativada, lixeiras e até mesmo deixaram plantas destruídas.
 
Na nota esclarecimento, Jheinny Kelly afirmou que não compactua com qualquer tipo de depredação ou vandalismo e tudo foi um mal-entendido. "Nosso objetivo principal sempre foi e continuará sendo o de entreter e ajudar nossos seguidores. Jamais apoiamos ou incentivamos qualquer ato que prejudique a população ou cause danos materiais", diz trecho da nota.
 
Ela também se desculpou com a população e com as autoridades, considerando que a brincadeira pode ter sido interpretada de forma errada. "Asseguramos nosso compromisso em adotar uma postura responsável em nossas ações futuras. Agradeço pela compreensão e reitero nosso respeito pela ordem pública e pelo bem-estar de todos", prometeu Jheinny Kelly.
 
O g1 tentou contato com a influenciadora para que ela explicasse como funcionam essas ações e se esperava a repercussão, mas não houve resposta até a publicação desta reportagem.
 
Responsabilidade
O superintendente do Esporte, Jarbas Abud, afirmou que foi feito contato com a influenciadora, que se comprometeu a ir ao parque e fazer uma retratação pela ação. "O bilhete foi recolhido e a ação foi encerrada. Vamos fazer um levantamento detalhado, avaliar os prejuízos e analisar como será o custeio dos reparos", explicou o superintendente.
 

Veja nota de esclarecimento divulgada pela influenciadora:

 
Eu, Jheinny Kelly, venho por meio desta esclarecer um mal-entendido ocorrido recentemente. Quero deixar claro que não compactuamos de forma alguma com qualquer tipo de depredação ou vandalismo. O que foi realizado foi apenas uma brincadeira, em linha com o contexto de outras atividades similares que ocorrem no Brasil.
 
Nosso objetivo principal sempre foi e continuará sendo o de entreter e ajudar nossos seguidores. Jamais apoiamos ou incentivamos qualquer ato que prejudique a população ou cause danos materiais.
 
Neste momento, reconhecemos que a brincadeira pode ter sido interpretada de forma errônea, e por isso pedimos sinceras desculpas à população não envolvida e às autoridades competentes. Asseguramos nosso compromisso em adotar uma postura responsável em nossas ações futuras.
 
Agradeço pela compreensão e reitero nosso respeito pela ordem pública e pelo bem-estar de todos.