Uma caça ao tesouro criada por uma influenciadora digital de Araguaína, no norte do Tocantins, acabou com uma praça pública depredada e danos às ruínas de uma antiga fábrica considerada patrimônio cultural da cidade. Polícia Militar foi chamada para encerrar a atividade e o caso foi registrado como dano ao patrimônio.

A convocação foi feita pela influenciadora identificada nas redes sociais como Jheinny Kelly e a atividade foi realizada no Parque Cimba. Essa não é a primeira caçada que ela realiza na cidade.

"Meus amores, escondi mais um bilhetinho. Hoje o bilhetinho tá valendo o quê? Mesmo de ontem, 1k [mil reais] e uma viagem mais um acompanhante ou casal, vocês quem sabe, tá?”, diz a influenciadora no vídeo, que foi apagado após a repercussão negativa.O incentivo bastou para que, segundo a Guarda Municipal de Araguaína, dezenas de pessoas se aglomerassem no parque vasculhando a área em busca do "tesouro".

O g1 entrou em contato com a influenciadora, mas não houve resposta até a publicação desta reportagem.

Segundo a Polícia Militar, durante a noite várias pessoas se reuniram no parque e destruíram grades de proteção, lixeiras e partes das ruínas históricas. Pela manhã ainda havia pessoas no local procurando o bilhete e os militares foram chamados.

O Parque Cimba precisou ser fechado pela prefeitura para avaliação do prejuízo, mas deve ser liberado ainda nesta quarta-feira (6).

Em nota, a Secretaria do Esporte, Cultura e Lazer, responsável pelo parque, avaliou que houve danos no alambrado, nas plantas e gramado da área verde, além de muitas pedras que foram movidas de lugar e ficaram espalhadas pelas pistas de caminhada, de bicicletas e nos gramados.

O superintendente do Esporte, Jarbas Abud, afirmou que foi feito contato com a influenciadora, que se comprometeu a ir ao parque e fazer uma retratação pela ação. "O bilhete foi recolhido e a ação foi encerrada. Vamos fazer um levantamento detalhado, avaliar os prejuízos e analisar como será o custeio dos reparos", completou o superintendente.Ruinas do Parque Cimba

As ruínas que estão no Parque Cimba contam a história da primeira indústria de Araguaína, uma das primeiras do Norte do Brasil. Inicialmente o local trabalhava com madeira e, em seguida, extração de óleo, produção de sabão e outros produtos. Hoje, restam apenas algumas das estruturas físicas da unidade.