O carteiro flagrado por câmeras de segurança enquanto chutava um cachorro em frente a uma loja em Paraíso do Tocantins, na região central do estado, foi identificado pela Polícia Civil. A Secretaria de Segurança Pública (SSP) informou que começou a apuração do caso após a repercussão do vídeo e localizou o homem de 57 anos no mesmo dia.

De acordo com a polícia, o  suspeito identificado foi intimado a prestar esclarecimentos. O caso deve ser finalizado até a próxima semana e entregue ao Judiciário e Ministério Público. O nome do carteiro não foi divulgado e a reportagem não conseguiu contato com a defesa dele.

A agressão ao cachorro Gohan aconteceu na manhã desta quinta-feira (23). O animal estava tomando sol na frente da loja onde a tutora trabalha. Ele correu para dentro do estabelecimento e passa bem.

“É importante esclarecer que os maus-tratos e agressões a animais são considerados crimes, com pena de reclusão que pode chegar aos cinco anos. Desse modo, a PC solicita a todos que presenciarem tais crimes contra animais que compareçam a uma delegacia de Polícia Civil mais próxima à sua casa e façam o registro da ocorrência”, falou o delegado-regional, José Lucas Melo.

Para a polícia, a princípio, as investigações da Polícia Civil revelam que a agressão foi totalmente gratuita, uma vez que o cão estava tomando sol e em nenhum momento apresentou algum tipo de perigo ao autor que simplesmente desferiu um chute no animal indefeso.

A reportagem pediu a posição dos Correios sobre a intimação e até a publicação desta matéria não houve resposta.

Entenda

 

A agressão aconteceu na última quinta-feira (23) e o vídeo começou a circular nas redes sociais. Nas imagens é possível ver o carteiro dando um chute no animal em frente a uma loja de pegas de motos no centro de Paraíso do Tocantins e depois colocando cartas em uma caixa de correios.

O cachorrinho se chama Gohan, nome de um clássico personagem do anime Dragon Ball Z - desenho japonês -. Em conversa com g1, a dona do animal, Susana Siqueira Pereira disse que o cachorro não é perigoso.

"Ele sempre fica na loja. Todo mundo conhece, os clientes sabem que ele sempre está por aqui. É super dócil, de pequeno porte, e não mexe com ninguém. Nesse horário ele vai lá tomar o sol".

Mesmo estando bem, Susana contou que o chute assustou Gohan. "Correu aqui para dentro e eu o acudi. Meu namorado [proprietário da loja] foi fala com carteiro e acho que ele amanheceu estressado porque foi com muita ignorância com a gente também."

Depois da agressão, o namorado de Susana foi até os correios para mostras as imagens.


*Artur Girão é integrante do programa de estágio entre o Grupo Jaime Câmara e Universidade Federal do Tocantins (UFT), sob supervisão de Patrício Reis.