Em um gesto de solidariedade, o cartório Sagramor, localizado na quadra 104 norte da capital, se tornou um ponto de coleta para doações destinadas a ajudar pessoas em situação de vulnerabilidade devido às fortes enchentes no Rio Grande do Sul (RS). 

A iniciativa partiu da titular do estabelecimento, Sagramor Angela Piccoli, que comovida com a situação decidiu agir. "Começamos na segunda-feira (6) a receber as doações, e eu não tenho palavras para descrever o tanto que já recebemos", contou.

O que começou como uma ideia simples ganhou força rapidamente. Em apenas um dia, o local estava repleto de doações de roupas, alimentos e itens de higiene. "Não tenho nem palavras, as pessoas estão trazendo muitas coisas. A única coisa que eu falo é que Deus abençoe, isso irá ajudar várias famílias".

Além das doações locais, a mobilização atraiu a atenção de empresas da região, como uma empresa de limpeza que doou 30 caixas de água sanitária para a ação. “Além de vários pacotes de papeis higiênicos, estamos recebendo doações de vários lugares da cidade”.

Leia também: 

Governo do Tocantins faz campanha de arrecadação às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul
Enchentes no Rio Grande do Sul afetam o serviço de emissão de notas fiscais eletrônicas no Tocantins
Bombeiros do Tocantins chegam ao Rio Grande do Sul para ajudar nos resgates de vítimas das chuvas

O JTo esteve no local na tarde desta terça-feira (7) e conversou com a população que está comovida com o acontecimento. Rômulo Pacheco, de 39 anos, conta que ao ver os vídeos dos locais devastados pelas enchentes, se solidarizou com a ação.  

“Eu estou acordado desde 2h da manhã, tenho um filho de quatro anos e fico imaginando se isso acontecesse com minha família, o pouco que podemos enviar, para eles vai ser muito”, relata. 

Sagramor conta que ficou impressionada com a qualidade e diversidade das doações recebidas. Roupas de grife, alimentos não perecíveis e até mesmo colchões e travesseiros novos foram entregues. “As pessoas estão comovidas com a situação e estão ajudando de toda forma possível, espero que mesmo com o pouco que vamos enviar, faça a diferença”.

Um caminhão saíra na manhã desta quarta-feira (8) com destino a Garibaldi, com previsão de chegada no sábado (11). Segundo Sagramor, a expectativa é encher outro veículo com doações até sexta-feira (10) para ser entregue no mesmo município.

Com a necessidade de agir rapidamente e direcionar os recursos para onde são mais necessários, Sagramor, em parceria com o colégio Olimpo da capital, entrou em contato com o Aeroclube de Garibaldi (RS), que se prontificou a utilizar seus helicópteros para levar as doações para diversas cidades do interior.

"Eu quis fazer uma coisa que não fosse direcionada para a capital. Porque demora até chegar lá e esse pessoal do Aeroclube de Garibaldi, eles estão fazendo esse serviço na região das cidades pequenas", explica.