A população de Gurupi, no sul do estado, vai contar com serviço de transporte coletivo a partir desta segunda-feira (11). A gratuidade para os usuários vai durar por dois meses, segundo a prefeitura, durante o período de adaptação.

No sábado (9), os ônibus percorreram a cidade anunciando o início do transporte na cidade. A população estava sem o serviço há três anos, após a empresa que tinha direito à concessão encerrar as atividades, em 2020.

Em maio de 2023, a prefeitura abriu concorrência para que outra empresa assumisse o transporte coletivo da cidade, mas enfrentou contratempos e atrasos. A primeira empresa que venceu licitação desistiu do serviço. A segunda precisou ser suspensa do processo por estar envolvida em investigação policial no Distrito Federal.

Horários
De acordo com a prefeitura, cinco linhas que levam os nomes de cores vão atender os setores da cidade. Elas vão rodas entre 6h e 23h. A empresa responsável estima que cada trajeto levará em média de 1h40 a 2h, saindo e retornando ao Centro de Integração na rodoviária, local do ponto de partida.

Confira por onde vão passar as rotas:

Linha Verde: Centro de Integração (Rodoviária)/União IV/Novo Horizonte /UFT/Jardim Sevilha/Parque Residencial São Paulo/Casego/ Vila Paulista/São José/Aeroporto/Jardim Tocantins/Centro;
Linha Vermelha: Centro de Integração(Rodoviária)/Centro/Pedroso/Jardim Medeiros/ Jardim dos Buritis/ UnirG Campus 1/João Lisboa/Jardim Tropical;
Linha Azul: Centro de Integração (Rodoviária)/Waldir Lins/Sol Nascente/Vila Alagoana/Parque das Acácias/Campo Bello/ Alto da Boa Vista;
Linha Amarela: Centro de Integração (Rodoviária)/Vila Íris/ Nova Fronteira/Santa Rita/Bela Vista/Setor Madrid/Alto dos Buritis;
Linha Roxa: Centro de Integração (Rodoviária)/Avenidas Maranhão, Goiás e Pará/Parque Industrial – Setor Cidade Industrial.
A frota conta com seus ônibus, sendo que um deles ficará de reserva. Conforme a prefeitura, todos são equipados com ar-condicionado e terão capacidade para acomodar até 48 passageiros.