Na última quarta-feira, 19, o Ministério Público do Tocantins (MPTO) divulgou que tinha aberto um procedimento administrativo para apurar a informação de uma suposta transferência do Núcleo de Assistência Henfil de Palmas, especializado no atendimento de pacientes com HIV/Aids e outras doenças sexualmente transmissíveis, para o Centro de Atenção Especializada Francisca Romana Chaves (Policlínica da Arno 31) e analisar o possível  prejuízo ao serviço em decorrência da suposta mudança do endereço.

O MPTO diz que a investigação, por meio da 19ª Promotoria de Justiça da Capital, teve início após relatos de pessoas que necessitam de sigilo e discrição no atendimento disponibilizado pelo núcleo. Segundo o órgão ministerial, “o promotor de Justiça Thiago Ribeiro determinou diligência junto à Secretaria Municipal de Saúde de Palmas, a fim de esclarecer os fatos e dimensionar o eventual prejuízo ao serviço em decorrência da suposta alteração do endereço.”

Semus

Nesta quinta-feira, 20, após questionamento do Jornal do Tocantins, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) disse que ainda não recebeu a notificação do MPTO e que os serviços continuam sendo oferecidos no mesmo local de antes, na Quadra Arne 51 (404 Norte), no Plano Diretor Norte. Por outro lado, a pasta afirma que Policlínica da Arno 31 foi projetada para funcionar várias especialidades, inclusive os serviços do Henfil.

A Semus afirma ainda que por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) não haverá a possibilidade da transferência.

Nota da Semus

A Secretaria Municipal da Saúde (Semus) informa que não foi notificada sobre a instauração do Procedimento Administrativo do Ministério Público Estadual (MPE) para averiguar a informação de suposta transferência do Núcleo de Assistência Henfil de Palmas, especializado no atendimento de pacientes com HIV/Aids e outras infecções sexualmente transmissíveis.

A pasta reitera que o Henfil de Palmas continua funcionando no mesmo local, na quadra Arne 51 (404 Norte), no Plano Diretor Norte. A Semus ainda ressalta que prédio do Centro de Atenção Especializada Francisca Romana Chaves (Policlínica da Arno 31) foi projetado para funcionar várias especialidades, entre elas, os serviços do Henfil. No entanto, no momento, devido à pandemia da Covid-19, não haverá a possibilidade da transferência.