O feriadão da Semana Santa que começa nesta quinta-feira, 18 e vai até domingo, 21, altera o funcionamento do comércio, órgãos públicos, Correios, Casas Lotéricas e demais serviços no Tocantins. Todos os serviços voltarão ao normal na segunda-feira, 22.

O Governo do Estado decreta ponto facultativo para quinta-feira e com o feriado nacional na sexta-feira, 19, conhecido como Paixão de Cristo. A gestão informa que cabe aos dirigentes dos órgãos e de entidades, a preservação e o funcionamento dos serviços essenciais como serviços de saúde e segurança pública sobre as suas respectivas áreas de competência.

Em Palmas, a prefeitura decreta ponto facultativo nas repartições municipais nesta quinta-feira, 18. A prefeitura informa que as exceções são os serviços que atuam em regime de plantão, como Guarda Metropolitana, fiscalização de trânsito e saúde, que permanecem em funcionamento.

A Defensoria Pública do Estado (DPE-TO) já atende em sistema de plantão desde esta quarta-feira, 17, que seguirá até sexta-feira. A relação de plantonistas está no link plantao.defensoria.to.def.br. Conforme o órgão, durante esse período, não haverá expediente nas unidades da instituição.

Assim como a Defensoria, o Poder Judiciário do Tocantins está de recesso desde esta quarta-feira, que seguirá até domingo, 21. O órgão também está atuando em regime de plantão. A escala está disponível por meio do link www.tjto.jus.br/index.php/administracao/plantao-forense-tjto.

No Ministério Público Estadual (MPE-TO) também decretou ponto facultativo na quarta e na quinta-feira. Nesses dias atuará em regime de plantão e só voltará a atender normalmente na segunda.

Shoppings

As lojas do Palmas Shopping funcionarão na sexta-feira da Paixão e no Domingo de Páscoa, das 11h às 17h.  No sábado o atendimento ocorre das 10h às 22h. A praça de alimentação nos três dias servirá das 10h às 22h. O Cinema Lumière de acordo com a programação.

As lojas do Capim Dourado Shopping abrirão das 14h às 20h na sexta-feira da Paixão e no Domingo de Páscoa. Já a praça de alimentação abrirá das 11h às 22h. No sábado o funcionamento é normal. As lojas abrem das 10h às 22h e a praça de alimentação das 11h às 22h30.

Supermercados

Os supermercados atenderão normalmente. As lojas Sul e Norte da rede de supermercados Quartetto funcionarão das 6h30 às 22h. Já a loja Centro, localizada no Palmas Shopping, funcionará das 7h até às 23h. O Extra abrirá às 6h e fechará à meia noite. Já o Atacadão abrirá às 7h fechará às 22h.

Transações bancárias e loterias

A Agência Federação Brasileira de Bancos (Febrabram) informa que não haverá atendimento nas agências bancárias na sexta-feira. A agência explica que a população poderá usar os canais alternativos de atendimento para realizar as operações bancárias - como mobile e internet banking, caixas eletrônicos, banco por telefone e correspondentes.

A Caixa Econômica Federal anunciou que as Casas Lotéricas fecharão na sexta e reabrirão no sábado.

Correios

Na quinta-feira todas as agências dos Correios estarão abertas no Tocatins. A entrega de correspondências e encomendas acontecerá normalmente em todo Estado. Na sexta-feira as agências de atendimento ficarão fechadas e não haverá serviço de entrega. Já no sábado, as agências de Correios no Palmas Shopping e no Capim Dourado Shopping funcionarão das 10h às 13h. Em Palmas, haverá serviço de entrega de encomendas.

Jornal Daqui e JTO Online

Em virtude do feriado, a redação do Jornal Daqui não funcionará na sexta-feira e, por isso, o jornal impresso não circulará nas bancas no sábado. A redação do JTo funcionará normalmente nos dois dias.