Com o tema “O Professor e os Desafios da Sociedade em Rede”, a professora Viviane Mosé ministrou uma palestra na abertura da Semana Pedagógica 2019/2 da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), que teve início na manhã dessa segunda-feira, 22. A programação do evento continua até quarta-feira, 24. 

A semana apresenta a temática “O Papel do Professor Diante das Mudanças no Contexto das Profissões e do Mercado” e contempla mais de 200 docentes que atuam nos câmpus de Palmas, Araguatins, Augustinópolis e Dianópolis.

A professora Viviane, que é mestre e doutora em Filosofia, psicanalista, poetisa e psicóloga, além de colaboradora fixa do programa global Encontro com Fátima Bernarde, abortou o importância dos pais e mães na educação das crianças.

 “Para os problemas trazidos pela sociedade da inovação as soluções ainda não estão nos livros. O processo da formação de bandidos está acima do processo educacional. O que domina o mundo? Fake news e guerra de informação. Vivemos uma transição de modelos e há um abismo político e educacional”, destacou. 

Ela chamou a atenção para questões como a automutilação, depressão e suicídio, e incentivou os professores a buscarem novos caminhos, novos desafios em prol dos jovens e crianças do País. 

O evento integra as ações da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia com articulação junto ao Ministério da Ciência e Tecnologia Inovação e Comunicação (MCTIC) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).