Nesta terça-feira, 24, ocorreu o segundo dia de vacinação contra a influenza em todo País. Em Palmas, os idosos puderam receber a dose pelo sistema drive thru. Conforme a Secretaria de Saúde de Palmas (Semus) a meta é proteger em 2020 aproximadamente 71.309  pessoas contra o vírus da influenza.

Para os idosos que preferirem serem atendidos no esquema de Drive Thru,  a Secretaria disponibilizou uma equipe de técnicos para atender na Feira Coberta da 304 Sul, no período das 8 às 12 horas até a próxima sexta-feira, 27.

Drive Thru

De acordo com a Semus, com intensa movimentação nos Centros de Saúde da Comunidade (CSCs) nesta segunda-feira, 23, devido ao início da campanha, a pasta decidiu ampliar os locais para a imunização dos idosos.

Desta forma, para atender de forma segura, evitando principalmente aglomeração de pessoas,  além das 32 salas de vacina, distribuídas na cidade, algumas escolas da rede municipal de ensino também passarão a ofertar a vacina.

Segundo a prefeitura, ao todo serão sete escolas, que irão atender das 8 às 12h e das 13 às 17h, além de mais um posto de vacinação no Parque da Pessoa Idosa, que funcionará até sexta-feira, 27, no horário das 8 às 12 horas.

Para a vacinação, o idoso deverá levar documento de identificação, cartão SUS e cartão de vacina para o registro da dose.

Vacina

A enfermeira da Central de Vacinas de Palmas, Juliana Souza, explica que devido à ameaça do coronavírus (COVID – 19), no primeiro dia de vacinação, a movimentação foi bastante intensa nas unidades de saúde, por isso a ampliação dos locais.  “A proposta era iniciar a imunização nas unidades de saúde, pois existe um calendário que divide o público alvo em períodos diferentes, que a princípio daria certo. Mas como estamos vivendo um momento diferente, foi decidido alterar a estratégia, ampliando o número de pontos de vacinação”.

Juliana destaca também que a vacina da influenza não diminui o risco de contágio por COVID - 19, mas, ao proteger a população mais vulnerável, a injeção evita que o influenza sobrecarregue o sistema respiratório. 

vacinação

Campanha
Neste primeiro momento, os idosos com 60 anos ou mais e trabalhadores de saúde serão vacinados. A partir de 16 de abril, professores, doentes crônicos e profissionais das forças de segurança e salvamento serão incluídos. Do dia 9 de maio em diante, crianças, grávidas, adultos de 55 a 59 anos e demais públicos também poderão tomar suas doses. O dia D da campanha está marcado para 9 de maio, sábado.