O secretário estadual da Saúde, Edgar Tolini, falou durante a reunião do Comitê de Crise para prevenção do Covid-19 qual será o destino dos cerca de R$ 3,2 milhões liberados pelo Ministério da Saúde ao Estado do Tocantins. A reunião com os membros do Comitê ocorreu na tarde desta segunda-feira, 16, no Palácio Araguaia, em Palmas.

“O recurso que o Ministério liberou hoje, esperamos comprar os equipamentos de proteção individual (EPIs) e esperamos a necessidade de locação de equipamentos, de um incremento da nossa rede que já está muito bem preparada para receber um número de caso dentro da nossa expectativa. Logicamente que o Ministério da Saúde tem trabalhado junto com as secretarias estaduais para que não venha uma situação alarmante e que os casos proliferem, porque o mais importante foi a prevenção, antes de ser declarado pandemia pela Organização Mundial da Saúde, o Ministério já começou a agir da melhor forma possível na assistência”, ressaltou.

HGP

Tolini informou que na manhã desta segunda esteve reunido com os profissionais do Hospital Geral de Palmas para esclarecer algumas dúvida. “Hoje foi discutida uma série de coisas, por exemplo, temos servidores acima de 60 e 65 anos, que ainda estão prestando serviço para o Estado, e a gente precisa dele como profissional da saúde, mas se for preciso remanejar para uma área onde existe um risco menor, nós estamos fazendo isso também. Diminuição de carga horária foi perguntada também, o aumento de efetivo, e esperamos a contribuição de todos na condução dos casos se houver”, ponderou.

O secretário falou ainda do uso de EPIs como máscaras que devem ser usadas pelo paciente que estiver com sintomas e pelos profissionais que estiverem atuando no manejo de pacientes graves e severos dentro das unidade de terapia intensiva (UTI).

Casos suspeitos

Quanto ao monitoramento dos casos suspeitos, Tolini reiterou que existem dez casos sendo monitorados no Estado, três deles já contabilizados pelo Ministério da Saúde. Segundo ele, o caso que mais preocupa é de um senhor de 75 anos que estava em um cruzeiro com vários estrangeiros e que retornou a Palmas apresentando sintomas. Ele está internado na Capital em um hospital particular e o exame dele também foi enviado para análise ao laboratório do Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo. 

“A monitorização é da Vigilância em Saúde do Estado Tocantins, independente se está na área pública ou privada e vamos fazer em grupos de maior risco com doenças associadas, diabetes, imunodeprimidos, em tratamento oncológico, e acima de 70 anos, nos casos mais graves de 80 anos. Eu particularmente, não sei o histórico dele epidemiológico, como ele chegou, quanto tempo ficou, mas está sendo tratado e monitorado aqui dentro do Estado”, informou.

O secretário reforçou que em breve o Estado terá equipe capacitada para fazer os exames que atestam o Coronavírus. “Profissionais serão treinados e vamos receber 250 kits de testagem por semana que serão usados só nos casos em que não se confirmarem outras síndromes respiratórias”, explicou.

Prevenção

Tolini reiterou os cuidados e prevenção que todos devem ter. “Primeira recomendação não disseminar fake news que atrapalham e causam uma situação de pânico desnecessário. A outra recomendação são os cuidados com a lavação de mãos; tosse ou espirro coberto com lenço de papel e depois dispensado no cesto de lixo; distância de pessoas com resfriado e tosse, num limite de dois metros. Mas acima de tudo a lavação de mãos, o álcool gel você vai carregar quando tiver necessidade, máscara é para que o paciente infectado não infecte outra pessoa. O uso de máscara para a população comum que está em ambiente comum, ela não vai resolver”, concluiu.