Após o anúncio de monitoramento de dois casos suspeitos de coronavírus em Palmas, o secretário estadual de Saúde do Tocantins, Edgar Tollini, esteve presente no webstudio do Jonral do Tocantins para falar sobre as medidas tomadas pelo Estado durante esse processo e orientar a população quanto aos cuidados necessários para a prevenção da doença.

Segundo o secretário, as pacientes desembarcaram na Capital no último dia 3 de março e, durante viagem na Europa, visitaram uma zona endêmica com casos notificados antes dos que surgiram no Brasil.

“Desde então elas passam por acompanhamento de um infectologista e também da equipe do Centro Integrado de Vigilância em Saúde. Uma das jovens chegou com sintomas de febre e tosse, similares ao do coronavírus, a outra não. Porém, pela proximidade e por terem viajado juntas, o monitoramento é feito com as duas”, afirmou.

O prazo de manifestação dos sinais e sintomas e confirmação do diagnóstico leva em média 14 dias. Conforme o secretário, o Laboratório Central Noel Nutels (Lacen-RJ) realizou a primeira etapa dos exames com as possíveis infectadas, considerados inconclusivos.

“Encaminhamos as amostras para o Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo, que é a referência na confirmação dos casos”, disse.

Confira mais detalhes sobre o assunto na entrevista com Tollini.