Está prevista para esta terça-feira, 17, a divulgação do resultado da contraprova de dois casos suspeitos de coronavírus em Palmas, em duas jovens de 22 e 26 anos. As amostras dos exames foram encaminhadas para o Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo.

Sobre as duas primeiras pacientes, ambas viajaram juntas para a Europa e visitaram diversos países, inclusive a Itália, entre os dias 17 de fevereiro e 2 de março. Elas retornaram para a capital tocantinense no dia 4 de março e no dia seguinte procuraram a Unidade de Pronto Atendimento Norte (UPA) com sintomas de febre, dificuldade para respirar e produção de secreção nasal.

O Instituto também analisa amostras de uma terceira paciente de 22 anos que esteve em Portugal e chegou ao Brasil na sexta, 13, já apresentando sintomas que a enquadravam nos critérios de encaminhamento.

As três jovens estão em quarentena, recebendo cuidados da Secretaria Municipal de Saúde de Palmas (Semus) em casa. Em Palmas há um quarto suspeito, um idoso de 75 anos que esteve viajando em um cruzeiro. Ele está internado em um hospital particular em estado preocupante, segundo a SES.

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) reconhece 10 casos suspeitos no Tocantins, quatro em Palmas, três em Araguaína, um em Paraíso do Tocantins, um em Pindorama e um em Porto Nacional.  Dos 10 casos, três estão na relação oficial do Ministério da Saúde.

Segundo a SES, para que um caso seja considerado oficialmente suspeito, o paciente deve apresentar febre e pelo menos um dos sintomas característicos de Síndrome Respiratória Aguda (SRA), como tosse ou falta de ar.  É necessária também a presença em algum país com alta incidência de casos relacionados ao Covid-19 ou ter tido contato com pacientes que já tenham o diagnóstico confirmado. Caso os resultados de exames efetuados no Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) para outras síndromes respiratórias, como Influenza, sejam inconclusivos, o paciente entra oficialmente na lista oficial do Ministério da Saúde.

Grupo monitorado

Em Palmas, um grupo de nove palmenses que retornou do exterior a Palmas no último dia 13 de março de 2020 é monitorado em razão de viagem por países com registros de transmissão ativa do novo Coronavírus (Covid - 19), especificamente, Israel, Egito e Itália.

Conforme a Semus, nenhum dos membros do grupo apresentou, até esta segunda-feira, 16, sinais ou sintomas de infecção gripal, mas o monitoramento de indivíduos sem sintomas será mantido por sete dias. A Semus afirmou que recomendou o isolamento domiciliar de todos eles.

Técnicos da Semus visitaram a residência de cada um e entregaram  termos de notificação domiciliar e ofereceram recomendações para cumprimento de medidas de assepsia e prevenção de transmissão de possível vírus. Entre as recomendações está a utilização de máscara domiciliar para prevenção do contato com aqueles que dividem a residência.

O monitoramento é feito por meio de aplicativo de mensagens, por onde todos os membros do grupo também podem entrar em contato direto por mensagem ou ligação com a equipe da Semus em caso de alguma eventual dúvida ou suspeita. As pessoas respondem duas vezes ao dia perguntas de técnicos da Semus acerca de seu estado de saúde atual.