De Norte a Sul de Palmas a resposta nas farmácias e supermercados é a mesma: álcool gel em falta. Nesta segunda-feira, 16, o Jornal do Tocantins deu um giro em estabelecimentos que comercializam álcool em gel, líquido e máscaras para saber como está a situação e, mesmo sem casos confirmados na Capital, a demanda por esses produtos que ajudam a prevenir contra o Covid-19 (coronavírus) tem sido elevada.

Conforme o gerente de vendas de uma farmácia localizada na Avenida JK, Nélio Alessandro, a loja está sem álcool gel desde a semana passada e sem previsão para chegar mais. “Estamos procurando junto aos fornecedores de São Paulo, Goiânia e Daqui, mas está muito difícil de encontrar. Por enquanto só temos álcool liquido e máscaras que também temos em estoque", explica.

Em outras duas farmácias também na Avenida JK a situação é a mesma, sem produto e sem previsão. “Toda hora tem gente procurando, a demanda está grande, mas estamos sem álcool e máscaras há mais de semana. Não estamos conseguindo com nenhum fornecedor”, afirma o balconista de uma das farmácias, Paulo Henrique Maciel Dias.

Além da equipe do Jornal quem também estava nas ruas procurando por álcool gel foi o aposentado Francisco Moura, de 80 anos, mas também sem sucesso. “Ontem mesmo fui aos maiores supermercados e farmácias que me disseram que teria com certeza e acabou tudo, não encontrei em nenhum lugar e estou precisando muito”, contou, enquanto conversava com a comerciante que vende lanches na região central, Cleia Castro, de 45 anos, que compra sempre por estoque para deixar na sua quitanda.

“Mesmo antes dessa situação do coronavírus, sempre tive álcool gel no meu negócio até por ser obrigatório, mas antes eu oferecia e as pessoas nem usavam, agora está acabando super rápido. Além disso eu também uso o tempo todo, sempre foi um hábito meu e ajuda por trabalhar direto com pessoas e com dinheiro”, conta a comerciante.

Segundo Cleia, a última compra de álcool gel que realizou foi na semana passada, quando levou para casa cinco frascos grandes do produto. “Eu costumo comprar de estoque, mas em breve precisarei de mais porque antes durava bastante”, destaca.

Na região Sul, dois grandes supermercados também estão sem nenhum frasco, seja de álcool gel 70% ou álcool líquido. Em um deles, o gerente afirmou que o produto esgotou na o último sábado, 14, e desde então ele vem tentando comprar com diversos fornecedores do País, mas também estariam sem nenhum estoque. “Todos os dias continuamos buscando fornecedores, mas as fábricas não estão conseguindo atender a demanda. Aqui no mercado só tem o 80% para churrasco e, na falta do 70% gel, muita gente tem levado ele”, frisa Patrício Ribeiro.

Além disso, Ribeiro estima que as vendas tenham aumentado exponencialmente enquanto havia estoque e pelo menos 40 pessoas faziam compravam o produto diariamente quando antes a média era de seis. “As pessoas também compravam de caixas fechadas para uma só família, para estoque mesmo, então acaba muito rápido. Mas mesmo com o aumento da demanda, mantivemos o preço enquanto tinha o que fez muita gente procurar, já que em outros lugares muitos aumentaram o valor” considera o gerente.

Na região Norte, algumas farmácias e supermercados estão desabastecidas há mais tempo. Conforme o gerente Neilson Ribeiro Gonçalves, pelo menos 40 pessoas perguntam pelo produto há mais de uma semana. “Estamos sem álcool, máscaras ou luvas e a procura continua, mas tem diminuído a cada dia porque as pessoas já estão sabendo que não tem mais em nenhum lugar da Capital”, finaliza.

Conforme o Conselho Federal de Química (CFQ), o uso de álcool gel é eficaz na prevenção ao Covid-19, conhecido como Coronavírus, especialmente em locais onde não se pode lavar as mãos com água e sabão, procedimento também muito recomendado. Quanto ao grau, o CFQ recomenda o grau alcóolico 70% v/v, podendo ser líquido ou em gel. “Com a especificação correta, ele promove a destruição de microrganismos e é uma forma segura de prevenção e antissepsia”, alertou o órgão.

Além disso, o Conselho lembra que a troca de álcool gel por vinagre não é recomendado nem o uso de outras soluções caseiras, pois não atingem o objetivo antissepsia. Confira vídeo do órgão sobre o uso do álcool gel.