Uma verdadeira força-tarefa está montada em Gurupi com intuito de produzir álcool em gel, em falta no mercado, para suprir a demanda da Prefeitura da cidade, Universidade de Gurupi (UnirG) e Universidade Federal do Tocantins (UFT). Os trabalhos resultantes da parceria foram iniciados na última quinta-feira, 19, sob coordenação técnica da reitora da UnirG, Sara Falcão.

A iniciativa ocorre em razão da pandemia de coronavírus (Covid-19). O uso do álcool em geral faz parte da higienização para minimizar as chances de contágio. A ideia é que em um segundo momento a produção também seja destinada à população carente da cidade. A prefeitura está fornecendo os reagentes necessários e as instituições de ensino disponibilizaram seus laboratórios e profissionais para a criação do produto. 

Segundo o secretário de Saúde do Município, Gutierres Torquato, apesar de em Gurupi não haver confirmações de casos, a gestão está preocupada com a falta de álcool em gel “que já tem assolado as nossas farmácias, então entendemos a necessidade de dar uma solução para esta problemática. É um projeto extremamente importante, acredito que será uma referência para o Tocantins, temos dois laboratórios na UnirG, outro na UFT, tenho certeza que irão contribuir significativamente, para que a gente possa trabalhar na prevenção e lutar todos juntos contra a proliferação do vírus. Estamos preocupados e com essa ação conseguiremos melhorar as condições da nossa comunidade”, destaca.

“A universidade é parceira da prefeitura em vários projetos, e estamos sempre abertos a novos. Temos capacidade para produzir, temos corpo técnico especializado, professores da área química, técnicos de laboratórios, então podemos sim contribuir”, afirma o diretor do Câmpus da UFT de Gurupi, Rodrigo de Castro Tavares.