O prazo para declaração obrigatória de rebanho e de outras espécies na Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) começa nesta segunda-feira, 1°. Segundo o órgão, o objetivo é garantir o controle sanitário dos animais após a suspensão da vacinação contra a febre aftosa. 

A campanha de declaração de rebanhos segue até  31 de maio.  As regras para a declaração continuam as mesmas. Segundo o órgão, o produtor deve ir até um escritório da agência e preencher o formulário de declaração de informações pecuárias. 

Quem deixar de declarar o rebanho pagará multa no valor de R$ 127,69 por propriedade e terá sua ficha de movimentação bloqueada até a regularização.

No Tocantins a expectativa é que seja declarado um rebanho de cerca de 10,8 milhões de bovídeos, e com isso, avançar seu status sanitário e adquirir a certificação de livre da aftosa sem vacinação.

A Adapec ainda alerta para que o produtor deva além de declarar o rebanho,  notificar à Adapec qualquer suspeita do aparecimento de sinais clínicos em seus animais pelo 0800 063 11 22 ou no site adapec.to.gov.br, e se preferir, nas unidades da instituição.