O prazo para produtores rurais realizarem a declaração obrigatória na Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), que se encerraria nesta quinta-feira, 30, foi prorrogado até o dia 10 de dezembro, segundo a agência.

O produtor rural que deixar de declarar o rebanho de sua propriedade até o término do prazo, pagará multa de R$ 127,69 por propriedade e terá a ficha de movimentação bloqueada até a regularização.

Conforme a agência, a declaração de informações pecuárias se aplica a todas as espécies animais da propriedade. 

O responsável técnico pelo Programa Estadual de Vigilância em Febre Aftosa, João Eduardo Pires, disse por meio da assessoria que a medida foi adotada pela agência devido aos índices de declaração ainda não terem atingido um número considerado satisfatório pela Adapec. “Esta é a segunda etapa anual da campanha de declaração de informações pecuárias e os produtores ainda estão se adaptando a esta nova realidade, por isso, resolvemos estender o prazo por mais 10 dias”.

Ainda conforme a Adapec, para realizar a declaração, o produtor deve ir a um dos escritórios da Agência, com documentos pessoais e preencher o formulário.