A Prefeitura de Peixe publicou nesta segunda-feira um decreto complementar que reforça e aumenta rigor de medidas preventivas à pandemia do coronavírus. A gestão municipal também informou que fornecerá kits de alimentos para alunos e a aquisição de ventiladores mecânicos para atender pacientes com insuficiência respiratória

Conforme a gestão municipal, estão proibidos de funcionar os serviços não essenciais, comércio, feiras livres, bares, pousadas e restaurantes, além de todos os pontos turísticos da cidade. Podem continuar funcionando os prestadores de serviços exclusivos de entrega (deliverys), as farmácias, clínicas de atendimento de saúde, os supermercados, agências bancárias, casas lotéricas e os postos de combustível, desde que ofereçam medidas de proteção aos funcionários e consumidores, como a oferta de álcool em gel e máscaras.  

Estabelecimentos comerciais, industriais e agroindustriais devem adotar sistema de escala, revezamento ou alteração de jornada, a fim de reduzir o fluxo de pessoas. Fornecedores e comerciantes devem estabelecer limites quantitativos para a aquisição de bens essenciais à saúde, à higiene e à alimentação para evitar o esvaziamento do estoque desses produtos. A prefeitura reforça que quem não respeitar as determinações pode receber multa, interdição total ou parcial da atividade e cassação de alvará de funcionamento.

Kit de alimentos

A Prefeitura de Peixe irá fornecer kits alimentícios para serem doados para as crianças se alimentarem em casa. Os kits estão sendo adquiridos. Segundo a gestão, sem aulas há uma semana, foi observado que muitas crianças tinham a única refeição de verdade realizada na escola. A prefeitura explicou que com o fechamento das unidades e a tendência de antecipação das férias de julho para abril, muitas dessas crianças iriam ter problemas com a alimentação.

Aquisições para a saúde

Peixe irá realizar o atendimento inicial aos casos suspeitos nas unidades básicas de saúde e os casos mais graves encaminhados ao Hospital Municipal, que receberá nos próximos dias um reforço para o atendimento. O Hospital não contava com ventiladores mecânicos. A gestão adquiriu dois equipamentos que devem chegar em 14 dias.

Para informações sobre o Covid-19, a prefeitura orienta que a população entre em contato pelos telefones (63) 3356-2130, da Vigilância Epidemiológica e (63) 3356-2126, do Hospital Municipal.