Um homem de com idade entre 40 e 49 anos infectado com a Covid-19, causada pelo novo coronavírus, pode ser o primeiro caso de transmissão comunitária da doença na Capital. Como ele não tem registro de viagem e nem contato com outros casos positivos, sua situação está sendo investigada pelo Centro de Operações de Emergência em Saúde (COE Palmas Covid-19). De acordo com a Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), o vírus já circulando na cidade, portanto é necessário manter as medidas de distanciamento social e higienização pessoal.

De acordo com a Semus, o paciente passa bem e já aderiu ao isolamento domiciliar. A Secretaria de Saúde segue investigando quando e por quem o homem foi infectado. A secretaria também está entrando em contato com as pessoas que tiveram contato com ele a partir do surgimento dos sintomas, sendo que quem apresentar sintomas da doença fará exames.

Desde que ocorreu a primeira confirmação de Covid-19 em Palmas, a transmissão da doença era tida como local, segundo a pasta, ou seja, todos os casos positivos foram possíveis determinar a rede de contágio. A diretora de Vigilância em Saúde, Marta Malheiros, alerta que não sendo mais possível identificar a rota de circulação do vírus, é difícil rastreá-lo e assim conter o avanço dele. “Por isso é muito importante que a população respeite as medidas de distanciamento social e reforce a higienização pessoal”, explica.

Quando atinge essa fase, de comunitária ou sustentada, a população pode se contaminar qualquer local. Dessa forma, a Semus alerta que as pessoas precisam respeitar as medidas isolamento. Uma vez que pessoas assintomáticas, ou seja, que não apresentam sintomas da doença, podem estar circulando livremente e contagiando outras pessoas mesmo sem saber.

A pasta recomenda que se a pessoa que sintoma leves de gripe (tosse seca, dor de garganta ou dificuldade respiratória, acompanhada ou não de febre), deve se isolar, mesmo antes mesmo de procurar uma unidade de saúde e realizar o exame comprobatório, além de respeitar o distanciamento dos demais membros da família, que também devem permanecer em isolamento domiciliar para evitar possível propagação do vírus.