A Prefeitura de Palmas informou que os impactos dos feriados de setembro na situação epidemiológica da Capital irão nortear novas medidas restritivas ou de relaxamento das atividades comerciais. Essa análise será realizada nos próximos dias a partir dos novos números da pandemia da Covid-19. A questão era o alvo do debate do Centro de Operações de Emergência em Saúde (COE Palmas Covid-19) sexta-feira, 11. 

Durante a videoconferência, com representantes da Saúde, Jurídico, Casa Civil, Transparência, Desenvolvimento Econômico, Segurança e Mobilidade Urbana, Desenvolvimento Urbano e Comunicação, cada gestor informou sobre a atuação e as medidas em suas áreas e os impactos e enfrentamento nos seus públicos. Apesar da pressão de alguns setores para o afrouxamento de medidas restritivas, o poder público precisa analisar o cenário epidemiológico que ainda exige a devida atenção e cautela, conforme a gestão. 

Isolamento 

Nos feriados da última segunda, 7, e terça, 8, emendados com o final de semana, a folga prolongada e o tempo quente e seco levaram muitas pessoas a abandonarem o isolamento domiciliar. Mesmo com o Decreto Municipal Nº 1896, sobre o fechamento de cachoeiras, praias, balneários, parques e praças esses espaços públicos receberam considerável número de visitantes. 

Além disso, a gestão disse que também muitas dessas pessoas que saíram de casa para esses ambientes não observaram as regras de distanciamento social e uso de máscara. Devido essa situação, os membros do COE decidiram observar os impactos nos números da pandemia pelos próximos dias antes de tomar qualquer nova decisão. 

Após uma avaliação durante a próxima semana, uma nova reunião do COE está prevista para a sexta-feira, 18, apontará e confrontará os novos números para novas medidas. 

A Prefeitura reforçou que as equipes de fiscais da Vigilância Sanitária e de Posturas, com apoio da Guarda Metropolitana, realizam fiscalizações itinerantes e orientações à população.