Uma parceria entre entre a Secretaria Estadual da Saúde  e a Prefeitura de Araguaína possibilitou a implantação do 3º Polo de Administração do Palivizumabe, medicamento de alto custo disponibilizado pelo Ministério da Saúde. O medicamento é administrado em crianças e tem o objetivo de reduzir as infecções causadas pelo vírus sincicial respiratório lactentes.

De acordo com a superintendente de Políticas de Atenção à Saúde da SES, Juliana Veloso, a implantação do polo facilita o acesso de pacientes da região Norte do Estado. “Objetiva viabilizar o acesso dos pacientes e reduzir o absenteísmo dos recém-nascidos e crianças, devido a distância dos dois polos de aplicação já existentes, a saber, no Hospital e Maternidade Dona Regina e o Hospital Infantil Público de Palmas, ambos na Capital”, explica.

A aplicação da primeira dose ocorreu na última sexta-feira, 28, no Hospital Municipal de Araguaína Dr Eduardo Novais Medrado. Na prática, o medicamento é enviado pelo Ministério da Saúde para Assistência Farmacêutica Estadual, que faz a distribuição para os polos de aplicação por meio das Áreas Técnicas da Rede Cegonha e Saúde da Criança.

Saiba mais

O Palivizumabe tem como objetivo reduzir as infecções causadas pelo vírus sincicial respiratório lactentes. É um medicamento destinado às crianças menores de seis meses de idade, principalmente prematuros e crianças menores de dois anos com doença pulmonar crônica da prematuridade e cardiopatas, as quais são mais propensas a desenvolverem infecções respiratórias mais graves.

A administração do palivizumabe consiste no máximo em cinco doses anuais, observando a sazonalidade de cada região do país. No Tocantins a época propícia para administração corresponde aos meses de janeiro a maio.