A Operação Vetus II atendeu 276 idosos vítimas de violência em 39 municípios do Tocantins e 11 supostos agressores foram presos, conforme o balanço divulgado pela Polícia Civil nesta sexta-feira, 19. A ação começou em 15 de outubro e visava combater a violência contra o idoso, que pode ter pena de dois meses a um ano de reclusão, além de multa.

Conforme a Polícia Civil, ainda na ação, foram realizada 624 visitas e diligências em abrigos e residências de vítimas. Os policiais ainda cumpriram 34 medidas protetivas solicitadas e um mandado de busca. Também houve a investigou 83 denúncias realizadas pelo Disque 100, canal para realização de denúncias que são gratuitas e podem ser anônimas. 

No Estado, a ação contou com 90 profissionais de segurança pública que executaram medidas protetivas e cumpridos de mandados de busca, apreensão e prisão de pessoas acusadas de crimes de agressão, maus-tratos, abandono de incapaz e tortura. Essa ação faz parte de uma mobilização nacional coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio da Secretaria de Operações Integradas (Seopi), em parceria com o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH).