Uma operação de prevenção à Covid-19 percorreu estabelecimentos comerciais em Palmas, Gurupi e Araguaína nesta terça-feira, 2. A ação é conjunta entre diferentes órgãos de fiscalização e segurança do Governo do Tocantins e, simultaneamente, visitou bairros e setores das três cidades do Estado com abordagens são educativas e preventivas nos comerciais em geral. 

Na Capital, a concentração dos agentes governamentais aconteceu ainda pela manhã na Praça dos Girassóis, e as equipes se deslocaram pelas regiões Norte e Sul, começando pelas quadras e bairros com maior número de casos confirmados da doença. A Quadra 706 recebeu visitas dos agentes nos estabelecimentos locais e posteriormente, o grupo se deslocou para Avenida Araguaia no Aureny III e demais bairros da região.

Já em Araguaína e Gurupi, a operação percorre mais de 30 bairros das cidades também levando em consideração os locais com maior incidência de casos. Ainda nesta terça-feira, além de supermercados, os órgãos abordaram bancos e casas lotéricas.  

Conforme a gestão estadual, outras ações de prevenção à propagação da doença estão previstas para os próximos dias e buscam garantir o distanciamento em filas para pagamento com marcação identificada aos clientes e assegurar o distanciamento de dois metros entre os colaboradores. 

A ação estadual observa a manutenção de ambientes arejados com banheiros higienizados disponibilizando sabão líquido e papel toalha, além da implementação uso de máscara e disponibilização de álcool em gel. Os agentes orientam sobre a realização correta da limpeza de superfícies com produtos autorizados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A Operação contou com equipes multidisciplinares da Secretaria da Administração, Procon, Agência de Metrologia Estadual (AEM), Vigilância Sanitária (Visa) e Polícias Civil e Militar. Esta é a segunda edição da operação e atende ao Decreto Estadual publicado no Diário Oficial em 13 de abril.  Esse decreto determina a realização de ações de orientação ao funcionamento das atividades e serviços, públicos ou privados essenciais ou não essenciais no Estado.