Um relatório sobre a visitação as Dunas do Parque Estadual do Jalapão revelou que durante julho 3,2 mil pessoas visitaram o local. Conforme o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) o número corresponde a um crescimento de 23,55%, comparado ao mês de julho do ano passado, quando o atrativo turístico recebeu a visita de 2.590 turistas.

Além disso, o relatório apontou que o destaque foi para turistas de outros países. Estiveram nas dunas turistas da Austrália, Bélgica, Chile, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, França, Japão, Líbano, Nova Zelândia e Suécia. Nacionalmente, a maioria dos visitantes vinha de São Paulo, Distrito Federal, Rio de Janeiro, Goiás e também do Tocantins. 

O órgão especula que com o crescimento do ecoturismo é uma tendência mundial, o número de visitantes no Jalapão aumente a cada ano.  “O aumento expressivo do número de visitantes se deve principalmente às produções realizadas na Unidade de Conservação (UC) ocorrida nos últimos anos, como documentários, reality shows, programas de TV, longa metragens, entre outras peças publicitárias. São produções que levam os cenários paradisíacos do Jalapão, para dentro e fora do País”, informou, Lahuana Aguiar, Inspetora de Recursos Naturais por meio do Naturatins.