O Ministério da Saúde atualizou na tarde desta terça-feira, 17, os números da Covid-19 em todo o país. No Tocantins, 11 casos são considerados suspeitos, nenhum confirmado. No Brasil já ocorreu a primeira morte e já são 290 casos confirmados, 8.819 suspeitos e 1.890 descartados.

Até a última segunda, 16, o Ministério reconhecia apenas três casos suspeitos no Tocantins, sendo as duas jovens, de 22 e 26 anos que viajaram pela Europa e mais uma jovem de 22 anos que esteve em Portugal. De acordo com a Secretaria Estadual da Saúde (SES), até o momento, o Instituto Adolfo Lutz não deu retorno quanto ao resultado das amostras das duas primeiras jovens, que estava previsto para sair nesta terça, 17. As demais amostras também foram enviadas para o Instituto Adolfo Lutz, sem uma data definida para divulgação do resultado.

Segundo a Ascom da SES, o sistema do Ministério da Saúde está fora do ar no momento, e por isso, não há informações precisas sobre o 11º caso suspeito. Tão logo haja novidades, esta matéria será atualizada.

Os casos suspeitos são monitorados nas cidades de Palmas, Araguaína, Paraíso, Pindorama e Porto Nacional. Destes casos, apenas o paciente de Paraíso e um dos pacientes de Palmas, de 75 anos, estão internados, ambos em unidades privadas. Esse paciente de 75 anos, até esta segunda, 16, era o caso que mais preocupava o secretário da Saúde, Edgar Tolini.

O paciente estava num cruzeiro com vários estrangeiros e retornou a Palmas apresentando sintomas. “A monitorização é da Vigilância em Saúde do Estado Tocantins, independente se está na área pública ou privada e vamos fazer em grupos de maior risco com doenças associadas, diabetes, imunodeprimidos, em tratamento oncológico, e acima de 70 anos, nos casos mais graves de 80 anos. Eu particularmente, não sei o histórico dele epidemiológico, como ele chegou, quanto tempo ficou, mas está sendo tratado e monitorado aqui dentro do Estado”, informou Tolini, durante reunião do Comitê de Crise para prevenção da Covid-19.