Com público reduzido, a Paróquia São José Matriz de Palmas realizou nesta quinta-feira, 19, a missa de São José. Dentro da Igreja havia em torno de 50 pessoas sentadas e afastadas uma das outras. Do lado de fora cerca de 30 pessoas acompanhavam a celebração, presidida pelo arcebispo Dom Pedro Brito Guimarães.

A missa ocorre mesmo com a suspensão da Prefeitura de Palmas de evitar aglomerações em prevenção ao novo coronavírus. A orientação está explícita em decreto publicado no Diário Oficial do Município (DOM) desta quarta-feira, 18.

O documento suspende diversas atividades, dentre elas “eventos, reuniões e/ou atividades sujeitas à aglomeração de pessoas, sejam elas governamentais, artísticas, esportivas e científicas do setor público, sendo as medidas adotadas recomendadas ao setor privado, somando-se as atividades comerciais e religiosas”, diz o decreto.

Segundo Iranilde Gonçalves, integrante da Pastoral da Comunicação, afirmou que a missa ocorre obedecendo diversas recomendações, dentre elas que idosos e pessoas do grupo de risco ficassem em casa, que os fieis mantivessem distância mínima uma das outras e que a igreja se limitasse a 20 fieis em sua parte interna. Outras medidas para a celebração de missas foram elencadas por Guimarães no site da Arquidiocese de Palmas.

A pedagoga Terezinha Marques, de 42 anos, esteve antes da missa para levar seus filhos que são coroinhas. Questionada sobre quais cuidados ela tem tomado com os filhos, ela afirmou que tem usado o álcool em gel e tem evitado proximidade com as pessoas. “Estamos indo somente à igreja neste momento. Trouxe meus filhos porque é um serviço para Deus. Fazemo-lo com as medidas necessárias”, diz.

De máscara a estudante Jéssica Evangelista, de 22 anos, assistiu à missa.  “É uma tradição que eu e minha família e eu cumprimos todos os anos. É preciso nos fortalecer física e espiritualmente. O único ambiente que frequentamos é o religioso”, finaliza.