Gestores de 24 municípios assinaram nesta quinta-feira, 21, a documentação do Protocolo do Fogo. A assinatura, que aconteceu no auditório do Instituto de Gestão Previdenciária do Estado do Tocantins (Igeprev), tem o objetivo de antecipar ações de controle e combate às queimadas do próximo ano, 2018. A informação é do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins). 

Conforme o órgão, com as últimas assinatura, o  Naturatins encerra o ano com a implantação de 66 Protocolos do Fogo no Estado. “O ano de 2017 foi difícil em relação ao período de seca. Mas os municípios atenderam o nosso chamado na tarefa de criar mecanismos para que junto com a sociedade consigamos preservar e conservar o meio ambiente. Esperamos que 2019, tenhamos menos prejuízos com a seca e mais sensibilização”, considerou o vice-presidente do Naturatins, Edson Cabral, conforme o órgão. 

A cerimônia contou com prefeitos e secretários de Meio Ambiente das cidades de Aguiarnópolis, Arraias, Augustinópolis, Axixá do Tocantins, Bandeirantes do Tocantins, Brasilândia, Brejinho de Nazaré, Buriti do Tocantins, Carmolândia, Dueré, Esperantina, Fátima, Itaguatins, Maurilândia, Muricilândia, Praia Norte, Sampaio, Sandolândia, Santa Rosa do Tocantins, São Bento, São Sebastião do Tocantins, Silvanópolis, Wanderlândia e Nazaré.

Além dos gestores municipais, estiveram no evento o  segundo Tenente do Exército, José Ribamar Sousa, do 22º Batalhão de Infantaria do Tocantins, e a gerente de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Edicleides Brito.

Protocolo do Fogo

O Naturatins desenvolve ações pertinentes a Educação Ambiental e  se desloca até os municípios para mobilização a população. O Protocolo visa reunir instituições que se comprometem no desenvolvimento de ações sustentáveis que reduzam os impactos gerados pelo fogo.

As atividades têm como base Decreto Estadual nº 649/98, que institui o Comitê Estadual de Prevenção, Controle e Combate às Queimadas e Incêndios Florestais.