Com os decretos de ponto facultativo publicados por prefeituras e o Governo do Tocantins, na última semana, que resultaram em um feriado prolongado de ao menos quatro dias, o Parque Estadual do Jalapão registrou um aumento na visitação entre os dias 28 e 31 de março.

Segundo informações divulgadas, ontem, pelo Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), responsável pela gestão do parque, foram 635 visitantes nos atrativos da região. Conforme o instituto, as dunas registraram o dobro no público presente, em comparação com o mesmo feriado do ano passado. 

No último ano, os atrativos turísticos da região registraram um aumento de 12,7% em relação a 2022. É o que mostra um levantamento da Gerência das Unidades de Conservação do órgão ambiental. 

Em 2023, foram 53.966 visitantes ao longo do ano, um aumento de 6.095 em relação ao ano anterior, quando a região recebeu 47.871 turistas, segundo dados da gestão do parque estadual. 

Critérios para visitação

Conforme informações do governo, para visitar as dunas e a Serra do Espírito Santo, é necessário realizar agendamento prévio e estar acompanhado de um guia de turismo ou condutor ambiental local. O agendamento por meio deste link, gera um voucher que também é necessário para ter acesso aos atrativos.

Essas e outras recomendações constam na Instrução Normativa nº 10/2023, publicada pelo órgão responsável pela gestão do parque.

Os horários de entrada variam entre 5h e 9h, e das 14h às 17h30 para as Dunas, e das 5h às 9h e das 14h às 16h para a Serra do Espírito Santo. O limite de permanência é até as 11h pela manhã e 18h30, à tarde.

Ainda conforme a normativa, a quantidade máxima de visitantes diários está estabelecida em 500 pessoas para as Dunas e 250 pessoas para a Serra do Espírito Santo.