Atualizada ás 10h58 

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um novo alerta laranja para chuvas fortes no estado do Tocantins, nesta terça-feira, 20, até as 10h da manhã de quarta-feira, 21. 

Segundo a Inmet, durante o período chuvoso, podem ser registradas chuvas entres 30 e 60mn/h ou 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos de 60-100 km/h. 

O alerta laranja é válido para todo o estado do Tocantins.  Há riscos de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Conforme publicado pelo Inmet, nesta terça-feira, em Palmas a máxima chega a 29ºC e a mínima 24ºC. Em Araguaína, no norte do estado, a semana será chuvosa com mínima de 23º C e máxima de 32ºC. Em Gurupi, no sul do Tocantins, no início da tarde desta terça-feira,  terá chuva intensa, com máxima de 23ºC e mínima de 29ºC. 

Cuidados durante os alertas

O Inmet orienta que em tempestades é preciso ter atenção para evitar acidentes.  Em caso de rajadas de vento não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas.

Não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.

Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.

Para mais informações ou emergências, ligar para a Defesa Civil (199) e para o Corpo de Bombeiros Militar (193).