O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de perigo potencial para risco de chuvas intensas em boa parte do todo o território nacional, na manhã desta segunda-feira, 22. No Tocantins, o alerta atinge 95 municípios, entre eles estão os cinco maiores do estado:  Palmas, Araguaína, Gurupi, Paraíso e Porto Nacional. 

Segundo o Inmet, há riscos potenciais de queda de galhos de árvores, de alagamentos, de descargas elétricas e de falta de energia.

A previsão, segundo o instituto, é de chuva intensa durante esta segunda-feira, 22, e a terça-feira, 23. O volume pode chegar a 50 milímetros em um dia, com ventos de até 60 km/h em determinadas áreas dos estados do Tocantins, do Amazonas, do Pará, de Rondônia, do Mato Grosso, de Mato Grosso do Sul, de Goiás e do Paraná. 

Nas três maiores cidades do Tocantins (Palmas, Araguaína e Gurupi) a máxima chega a 36ºC e a mínima em 22.9 ºC, conforme previsões do Núcleo Estadual de Meteorologia e Recursos Hídricos (Nemet). 

Na capital, a previsão é de chuva fraca pela manhã e à tarde durante essa semana. Em Araguaína, no norte do estado, a semana será de chuva. Em Gurupi, no sul, o Nemet prevê chuva intensa no início da tarde desta terça-feira, 23.

Cuidados em tempestades

O Inmet orienta que é preciso ter atenção para evitar acidentes: 

Em caso de rajadas de ventos, a orientação é não se abrigar debaixo de árvores.

Não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.

Se possível, desligar aparelhos elétricos e quadro geral de energia.

Ligar para a Defesa Civil (199) e para o Corpo de Bombeiros Militar (193) para mais informações ou emergências.