Uma ação conjunta de força policiais na BR-153 deteve um colombiano, de 36 anos, com 2 kg de  cocaína misturada com farinha de milho e duas pedras esmeraldas, em Guaraí. Essa prisão ocorreu nesta segunda-feira, 19, no km  332 da rodovia e contou com participação da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e do o Grupo de Operações com Cães (GOC) da Polícia Militar (PM). 

Conforme a PRF, os policiais abordaram um veículo, que era conduzido pelo homem de origem estrangeira, que disse ter saído de Macapá (AP) com destino a Palmas. Ao realizar uma fiscalização nos carro, a PRF encontrou dentro de uma bolsa as duas pedras preciosas. 

Questionado sobre a origem das esmeraldas, o homem disse que eram esmeraldas comuns e seriam utilizadas para fazer anéis na capital tocantinense, além disso, o estrangeiro preso disse que tinha adquirido as pedras em João Pessoa (PB), mas não possuía documentação que pudesse comprovar a origem do produto. 

Após a primeira apreensão, a PRF continuou as buscas no interior do veículo e localizou dois pacotes amarelos lacrados com fita adesiva. O estrangeiro disse aos policiais que os sacos eram de farinha de milho e trigo, produto popular e produzido na Colômbia. Devido a suspeita da PRF sobre a possibilidade de serem entorpecentes, um narcoteste foi realizado e o produto reagiu positivo para cocaína.

Além disso, a PRF acionou a PM e o cachorro policial também acusou para a presença do entorpecente. A Polícia ainda informou que o Núcleo da Perícia Criminal de Guaraí realizou uma terceira testagem preliminar confirmando mais uma vez a droga junto a farinha. 

Ainda segundo a PRF, o homem disse aos policiais que os dois pacotes haviam sido enviados por sua mãe e trazidos por um amigo da Colômbia para Macapá. O produto é conhecido como Harina PAN, ou seja, farinha de milho, e serve para fazer Arepa, um prato da culinária colombiana. 

Em seu relato o homem negou qualquer envolvimento com tráfico de drogas. Após as apreensões o estrangeiro foi preso em flagrante por tráfico internacional de drogas e junto com a droga e as pedras para a Polícia Civil de Guaraí.