Após exonerar mais de 170 contratos e comissionados da Saúde, em nota, a Secretaria Municipal da (Semus) de Gurupi disse que essa redução no numero de servidores visa a urgente necessidade de otimizar gastos públicos e adequação financeira. Esse ajuste de despesas levou em consideração a evolução positiva da vacinação contra a Covid-19 na cidade, que tem mais de 41 mil doses aplicadas. A nota foi publicada nesta quinta-feira, 8.

Além disso, a Saúde de Gurupi disse que também levou em consideração a abertura de novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) covid no Hospital Geral de Gurupi, que resulta na redução da demanda dos serviços da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas, “que vinha prestando atendimentos de alta de complexidade em virtude da grande demanda em meses anteriores”, escreveu. 

Em nota ainda, a Semus disse que a decisão também levou em consideração o respeito aos limites orçamentários com gastos de pessoal previstos na Lei de Responsabilidade Fiscal. Os “desligamentos não vão afetar a qualidade dos serviços prestados à comunidade gurupiense, que seguirá sendo atendida normalmente em todas as unidades de saúde de responsabilidade do município”, escreveu. 

Ao todo, a Saúde municipal publicou as exonerações de 39 enfermeiros, 32 técnicos em enfermagem, 33 de fiscais de Covid-19 ou de vigilância sanitária, 18 auxiliares administrativos, 21 auxiliares de serviços gerais, nove médicos e um motorista. Além dos desligamentos de cargos comissionados enumerando 11 assessores técnicos, dois coordenadores, quatro chefes de divisão. 

Vacinação e leitos

Conforme o portal do Integra Saúde da Secretaria Estadual da Saúde (SES), a cidade de Gurupi recebeu o número de 45.660    vacinas, sendo que em primeira dose aplicou 31.730 e em segunda 8.081. Esses números indicam que a Saúde Municipal imunizou 36.24% da população com a D1 e 9.23% com a D2. 

Já com relação aos leito citados pela Saúde em nota, no final de junho, em um evento, o governador Mauro Carlesse (PSL) entregou 20 novos leitos de UTI para o tratamento de pacientes com Covid-19. Os 20 novos leitos ficam nas dependências do Hospital Geral de Gurupi (HGG) que ainda não foi inaugurado, mas tem previsão para abertura da primeira etapa em agosto. 

Aglomeração 

Ainda nesta quinta, o G1 Tocantins apurou que houve registro de aglomeração e desorganização nos pontos de vacinação da cidade, que vacina pessoas com 43 anos. A informação é que os problemas estariam ligados ao encerramento de contratos de empregados da área da saúde.