Nesta quarta-feira, 5, o governador em exercício, Wanderlei Barbosa, anunciou a criação de uma Unidade Especializada da Polícia Militar voltada para o turismo no Jalapão. A iniciativa visa a criação da Companhia de Policiamento de Turismo (CPTUR) dentro do Batalhão de Polícia Militar Rodoviário e Divisas (BPMRED). 

Conforme a gestão, essa companhia terá bases avançadas nas cidades de Ponte Alta do Tocantins, São Félix do Tocantins e Mateiros, além de uma no Aeroporto Brigadeiro Lysias Rodrigues e no distrito de Taquaruçu, em Palmas. Na Capital, a administração estadual disse que a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) disponibilizou uma sala no aeroporto de Palmas, onde funcionará a sede administrativa do CPTUR.

Nas três cidades da região do Jalapão e no distrito de Palmas serão postos avançados para apoiar as patrulhas, quando em deslocamento, para os pontos turísticos da região. O Governo Estadual informou que serão dois veículos off road disponibilizados para essa nova modalidade de policiamento no Tocantins.

Participaram de uma reunião para o anúncio os prefeitos de Ponte Alta do Tocantins Kleber Rodrigues de Sousa, de Ponte Alta do Bom Jesus José Luciano, de Santa Tereza Antônio Campos e o presidente da Câmara de Ponte Alta do Tocantins Railton de Souza, além do secretário chefe da Casa Militar, o coronel Márcio Barbosa.