A Operação Finados da Polícia Rodoviária Federal (PRF) terminou com o registro de 12 acidentes e uma morte em rodovias federais que cortam o Tocantins durante o feriado prolongado. De quinta-feira, 1º, até o último domingo, 4, 14 pessoas ficaram feridas nos acidentes registrados.

Considerando os dados de 2017, com seis acidentes registrados e nenhuma vítima fatal, neste ano o número de acidentes dobrou no Estado.  O acidente que terminou na morte de um motociclista aconteceu na quinta-feira, na BR-153, após uma colisão transversal entre uma motocicleta e um carro, ambos com placas de Araguaína.

Além disso, foram lavrados 215 autos de infração por irregularidades no trânsito. Para a PRF, os dados preliminares apontam que os condutores ainda adotam uma postura irresponsável, seja realizando ultrapassagens de maneira irregular, seja consumindo bebida alcoólica e assumindo a direção de veículo automotor.

Foram contabilizados 18 flagrantes de ultrapassagem indevida e sete flagrantes de embriaguez ao volante, sendo que três delas foram presas após teste do bafômetro. Todos os condutores embriagados foram autuados com multa no valor de R$2.934,70, e ainda terão a CNH suspensa por um ano.

A Operação Finados teve foco em coibir e reprimir infrações como embriaguez ao volante e ultrapassagens irregulares.