Chegaram a Palmas na noite do último domingo, 19, os estudantes tocantinenses que estavam no Paraguai e foram repatriados. Os 60 estudantes, juntamente com quatro motoristas de ônibus, saíram da cidade de Ponta Porã, no Mato Grosso do Sul (MS) com destino o Tocantins, e ao chegarem passaram por exames para detectar a Covid-19. Todos os exames deram negativo.

Os alunos retornaram ao Brasil após solicitação do governo do Estado ao Ministério das Relações Exteriores, que tratou com o Governo do Paraguai. Eles estavam estudando, além do Paraguai, na Bolívia também, país em que ainda há alunos que devem retornar ao Brasil nessa semana.

Conforme o governo, o grupo desembarcou no Hospital Geral de Palmas (HGP) por volta das 23 horas, e seguiram direto para uma área de triagem, montada na unidade para atender os jovens na realização dos testes rápidos de coronavírus. Mesmo dando negativo para a doença,  todos deverão cumprir um período de quarentena.

Os alunos são das cidades de Araguaína, Augustinópolis, Esperantina, Filadélfia, Goiânia, Goianorte, Gurupi, Pequizeiro, Porto Nacional, São Salvador do Tocantins e Santa Rosa do Tocantins. Após a triagem, em um micro-ônibus, e voltaram para suas cidades.

O governo já deu início a outra operação para repatriar mais 45 estudantes que estão na Bolívia e ficaram impedidos de voltar para casa por causa da pandemia de coronavírus, já que as fronteiras seguem fechadas.