As Secretarias Municipais de Saúde (Semus) de Gurupi e de Cristalândia começaram a vacinar novos grupos na faixa dos 50 anos contra a Covid-19. A Saúde de Araguaína também ampliou o grupo vacinal de pessoas sem comorbidades que não fazem parte de nenhum grupo de risco. 

Em Gurupi, pessoas com idades a partir de 55 anos já podem se imunizar, a partir das 14 horas, desta segunda-feira, 21.  As pessoas que se enquadram nessa faixa etária devem se dirigir ao Centro de Convenções Mauro Cunha. A imunização ocorre em formato drive-thru com a vacina Aztrazeneca.  A vacinação seguirá nesta terça-feira, 22, no mesmo local, a partir das 8 horas, enquanto durarem as doses.

Para se vacinar, é preciso levar documentos pessoais, cartão de vacina e cartão SUS.  Essa vacinação segue as orientações do Plano Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde (MS) e será ampliada para outras categorias assim que novas remessas de doses forem disponibilizadas para o município, segundo a Semus. 

Já em Cristalândia, a partir de terça-feira os cidadãos na faixa etária de 50 a 54 anos, sem comorbidades, poderão receber a dose da vacina contra Covid-19. 

O Município já aplicou 3.038 doses dos imunizantes, sendo 2.161 da primeira dose e 877 da segunda aplicação, ficando com aproximadamente 30% da população com o ciclo da vacinação completo, segundo a Semus de Cristalândia. Na última sexta-feira, 18, a vacinação foi realizada para o público de 55 e 59 anos. Entre as 142 doses aplicadas nesta data, 88 foram em pessoas dessa faixa etária, além de 33 servidores da limpeza urbana e recolhimento de resíduos e 21 caminhoneiros.

Araguaína

A Secretaria de Araguaína também amplia nesta segunda-feira e terça-feira a vacinação contra a Covid-19 para a população da faixa etária de 53 e 54 anos, sem comorbidades. Essa vacinação por idade segue paralelamente a dos públicos prioritários, como dos trabalhadores das indústrias e pessoas em situação de rua, que também terá início nessa mesma data. Para receber a primeira dose da vacina, a população que se enquadra no público geral deve apresentar o cartão de vacinação, cartão SUS e documentos pessoais.

Guaraí

A Secretaria Municipal da Saúde de Gurupi também começa nesta segunda a vacinação contra a Covid-19 para transporte de cargas e motoristas de ônibus rodoviários. Para receber o imunizante o trabalhador precisa comprovar que é morador da cidade. Outros trabalhadores rodoviários e do setor de cargas também estão aptos a fazer a imunização nesta etapa de vacinação na cidade.