Aulas suspensas. Essa é a realidade de praticamente todo o território nacional diante da pandemia de coronavírus que deixa diversas questões a serem resolvidas, como por exemplo, lidar com as crianças e entretê-las nomomento em que elas passam períodos integrais em casa com os pais, e lembrá-las que essa suspensão de aulas não pode ser tratada como férias. 

Especialistas dizem que a medida é necessária e tem mudado a rotina das pessoas pela necessidade de isolamento social como forma de prevenção à doença. Famílias têm se dedicado ao trabalho home office, se isolado mais e cada vez menos presentes nas ruas. Como as crianças ficam diante de situações como essas? O momento é oportuno para fortalecer ainda mais os laços entre pais e filhos. 

A esteticista Samila Batista Alves, 26 anos, que é mãe de três meninos de seis, cinco e um ano de idade, garante que é difícil. “Eu tento manter uma rotina. É difícil. Mas sempre tento estudar com eles no horário que iriam à escola. Nós lemos livros, dançamos, tentamos fazer uma rotina de exercícios, mas vez ou outra eles se estressam muito”, explica a mãe. Ela afirma que tem tentado o possível para que seus filhos se distraiam diante da situação. “Procuro por brincadeiras na internet. A gente tem uma rotina e horário para tudo”, completa. 

Quem também está tendo que inovar sobre a questão é a dona de casa Edimara Silva Bezerra, de 23 anos. Ela tem dois filhos, uma menina de um ano e um menino de cinco. O mais velho estudava em uma escola de tempo integral e sempre realizava atividades físicas na escola. “Ele me cobra isso agora. Tento sempre trazer alguma atividade física e escolar para a nossa rotina, porque passamos o dia inteiro trancados. Tem dado certo, mas é muito difícil”, afirma. 

A dona de casa Alana Barreto de Jesus, de 28 anos, tem um filho de três anos. Ela tenta ocupar o tempo do filho em brincadeiras com tinta guache, giz de cera, leitura de historinhas e brincadeiras no celular. “Tem um gatinho que ele cuida no celular, dá comida, dá banho brinca. A gente também assiste desenhos juntos. Na hora do almoço ele sempre gosta de ajudar, então deixo ele me ajudar com algumas tarefas como lavar as verduras, pegar algo na geladeira”, pontua a mãe.

Internet como apoio

O Ministério da Educação (MEC) desenvolveu uma série no YouTube para auxiliar os pais durante esse tempo de maior afastamento social. O MEC orienta o aumento do vínculo com filhos e ensina a trabalhar aspectos importantes para alfabetização dos pequenos com uma série de dez vídeos com dicas de literacia familiar e alfabetização para ajudar as famílias. A série é baseada no material dos programas Conta pra Mim e Tempo de Aprender.

As técnicas que serão apresentadas podem ser utilizadas por pais e responsáveis e contribuem para a aprendizagem das crianças que estão longe da sala de aula. Foram selecionadas práticas simples e instrutivas para que todos possam utilizar. O propósito é manter os pequenos envolvidos com a aprendizagem para que não percam o ritmo na volta às aulas.

Os vídeos podem ser conferidos por meio do link: https://youtu.be/Nnzox2ctZgY

Outra aliada para entreter as crianças em tempo de coronavírus é a matemática. Um bom exemplo é o Portal do Saber (https://portaldosaber.obmep.org.br/), disponível na internet, que cobre todo o material curricular, desde o ensino fundamental até o fim do ensino médio. Ele oferece quebra-cabeças matemáticos dirigidos às crianças menores, sobretudo do ensino fundamental 1, que aprendem matemática em tom de brincadeira.

Confira abaixo outras dicas de como cuidar das crianças e mantê-las ativa durante a pandemia de coronavírus com Isabela Monticelli Fonseca Ribeiro, psicóloga especialista em saúde coletiva e neuropsicologia clínica:

• Manter a rotina da alimentação e do sono, respeitando os horários que eram realizados anteriormente ao isolamento, para que as crianças sintam menos a quebra da rotina anterior.
• Tentar explicar de uma maneira lúdica o motivo do isolamento, cuidado para não assustar as crianças e gerar medo. Existem matérias na internet que auxiliam nesta tarefa.
• Convide a criança para participar dos afazeres da casa, respeitando as habilidades conforme a faixa etária.
• Peça ajuda para as criança quando forem pensar em uma brincadeira, elas são criativas, e por vezes tem ideias mais simples de serem executadas que os adultos.
• Utilize materiais que você já tem em casa, papelão, pedra, revistas e crie atividades que desenvolvam a criatividade dos seus filhos.
• Se tem espaço em casa, brinquem de pique-esconde, pique-pega, gera gasto de energia e depois deixa as crianças mais calmas.
• Deixe a criança também viver o tédio, ela precisa entender que as vezes as coisas não acontecem como gostaríamos. Viver a frustração vai auxiliar a criança a criar estratégias para se sentir melhor.
• Brinque de mímica, utilizando lanterna crie sombras na parede, jogos de tabuleiro e de cartas costumam entreter as crianças por bastante tempo.
• Aos pais uma dose extra de paciência, a casa não ficará organizada, e seus filhos irão demandar mais, pois a melhor distração está atrelada aos pais.
• Caça ao tesouro com mapa e objetos escondidos pela casa é uma ótima oportunidade para incentivar seu filho o raciocínio e a solução de problemas.
• Tentem inserir na rotina da casa um tempo para que todos fiquem realizando uma atividade individual, para incentivar a criação de estratégias para quando estiver sozinho.
• Utilize vassouras, cobertas e crie uma cabana, o resto deixe por conta da imaginação da criança.
• Convide as criança para preparação de alimentos, nada que ofereça risco para elas, tais como: bolos, cookies, tortas, salada de frutas, biscoitos.
• Converse com seus filhos sobre sentimentos, como eles se sentem e também diga a eles como está se sentindo. Isso abre um canal de comunicação e afeto com eles.