O Comitê de Crise do Estado do Tocantins manteve e prorrogou a suspensão das aulas da rede estadual de ensino até o dia 30 de abril. A nova data é resultado da deliberação ocorrida nesta segunda-feira, 20, já que as aulas deveriam voltar na próxima quinta-feira, 23, quando terminaria a data das férias escolares antecipadas devido à pandemia da Covid-19. O Decreto n° 6.07 da antecipação das férias era de 24 de março.   

Conforme a gestão estadual, a nova suspensão é inevitável para a manutenção da prevenção e controle da doença e a manutenção do Distanciamento Social Seletivo (DSS) determinado pelo governador Mauro Carlesse, para que o trabalho em diferentes setores aconteça de forma controlada e siga as normas sanitárias, impedindo a aglomeração de pessoas. A medida de suspensão das aulas até 30 de abril será publicada no Diário Oficial do Estado da próxima quarta-feira, 22.

O Comitê se reunirá novamente para analisar os dados de monitoramento da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e discutir novas tratativas conforme as necessidades apresentadas. Uma nova videoconferência ficou agendada para a próxima segunda-feira, 27. 

O Comitê de Crise, segundo o Governo Estado, ressalta a importância da manutenção das campanhas de conscientização sobre os cuidados a serem tomados para evitar a propagação da Covid-19. 

Confirmados 

Segundo os dados do secretário de Estado da saúde, doutor Edgar Tollini, o Tocantins tem 32 casos confirmados, possui 12 pacientes recuperados, com a expectativa de 15 ou 16 recuperados ainda nesta segunda-feira, 20. O Estado também teve uma morte pela doença na Capital e um segundo óbito de tocantinense, que estava internado em Goiânia (GO). “Apesar das perdas, o Estado continua com o menor número de casos absolutos, apresentando 1,9 ocorrências a cada 100 mil habitantes. Se o Tocantins tivesse a média estipulada no Brasil, nós teríamos 180 casos”, disse o secretário.

Presenças

Participaram da videoconferência o governador Carlesse e o secretário Tolline, além do o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Helvécio de Brito Maia Neto; a procuradora-geral de Justiça, Maria Cotinha; o presidente do Tribunal de Contas do Estado, conselheiro Severiano José Costandrade;  e o defensor público-geral Fábio Monteiro. Além dos secretários de Estado da Casa Civil, Rolf Vidal; da Fazenda e Planejamento, Sandro Armando; da Educação, Juventude e Esportes, Adriana Aguiar; da Segurança Pública, Cristiano Sampaio; da Comunicação, Élcio Mendes; além do comandante-geral dos Bombeiros, Reginaldo Leandro; do comandante-geral da Polícia Militar, Jaizon Veras; do presidente da Agência Estadual de Metrologia, Rérison Antonio Castro; e do superintendente de Infraestrutura e Serviços de Tecnologia da Informação, Augusto Ayres.

Também estiveram presente o presidente da Ordem dos Advogados do Tocantins, Gedeon Pitaluga; o comandante do 22° Batalhão de Infantaria do Exército Brasileiro, tenente-coronel Carlos Brusch; o comandante do 7º Distrito Naval da Marinha, capitão de Fragata Marcos Cezar; o superintendente da Polícia Rodoviária Federal, Halisson Melo; representando a Assembleia Legislativa, o deputado Ivory de Lira; e o superintendente do Aeroporto, Juliano de Castro.