Com o Decreto Nº 1.859 da Prefeitura de Palmas, que suspende a abertura de diversos segmentos do comércio da Capital por tempo indeterminado, na manhã desta quinta-feira, 19, a Guarda Metropolitana de Palmas rodou pela cidade para fiscalizar se algum comerciante desobedeceu as determinações.

De acordo com a GMP, os guardas passaram durante a manhã pelos estabelecimentos da Praia do Prata orientando os comerciantes, principalmente em locais que costumam aglomerar pessoas.

À tarde, os guardas realizaram rondas na Capital também para orientar os comerciantes a suspenderem as atividades para evitar todo e qualquer tipo de aglomeração. A prefeitura ressalta os atendimentos com serviços de entrega podem ocorrer normalmente.

O decreto não abrange os estabelecimentos médicos, hospitalares, unidades de saúde, laboratórios de análises clínicas, farmacêuticos, psicológicos, clínicas de fisioterapia e de vacinação, distribuidoras e revendedoras de gás, postos de combustíveis, supermercados e congêneres.

Denúncias de estabelecimentos que estão descumprindo o decreto devem ser feitas pelo 153 ou pelo 190 que funciona por meio de Sistema Integrado de Operações (Siop).