A Prefeitura de Araguaína informou, por meio de nota, que durante seis horas de chuva ininterrupta na cidade, os pluviômetros registraram volume de água previsto para um mês. “Acúmulo variou entre 79 e 137,29 mm conforme a região da cidade”.

A gestão divulgou ter registrado “muito lixo descartado pela população flutuando nas enxurradas”. A forte chuva caiu na cidade na noite de sexta-feira, 9, e empenhou equipes do Corpo de Bombeiros Militar (CBM) para realizar retirada de pessoas em áreas alagadas.

Segundo a prefeitura, moradores dos setores Itapuã, Centro, Universitário e nas avenidas Marginal Neblina e Castelo Branco, acionaram a Defesa Civil para comunicar “situações de alagamentos em residências, inundações e carros ilhados”.

A nota também mencionou que motoristas e pessoas insistiram em “percorrer as vias tomadas pela água que estão temporariamente intransitáveis” e alertou sobre os lixos.

“O município continua pedindo a contribuição da população para não jogar lixo e entulhos nos bueiros, o que dificulta o escoamento da água da chuva, fundamental para reduzir o impacto das enxurradas nas vias e calçadas”, divulgou.

Conforme a gestão, há obras de macrodrenagem em andamento em diversos locais da cidade para “controlar o escoamento da água das chuvas aos córregos a partir do armazenamento temporário do volume de água”.

Contato da Defesa Civil em Araguaína

A população poderá acionar a Defesa Civil se mantém disponível 24 horas para atender os chamados da população e outros tipos de ocorrências por meio do telefone (63) 99973-9794 ou 199.