A forte chuva em Araguaína deixou ruas alagadas em diversos pontos da cidade. Vídeos divulgados nas redes sociais mostram motos arrastadas pela água. A prefeitura informou ao JTO que chove desde às 13h20 e que a Defesa Civil faz o monitoramento diário em um raio de 52 quilômetros do perímetro urbano e rural.

"Essas áreas abrangem as ruas que margeiam os córregos Neblina, Tanque, Planalto, Jardim, Baixa Funda, Santo Antônio, Água Fria, Cará, Chapéu de Couro, Xixebal, entre outros locais".

As construções que estão nessas regiões também são monitoradas pela Defesa Civil.

Segundo a gestão, os índices estão fora do ar no momento, mas "o aparelho da empresa Lucena da obra avenida Siqueira Campos marca 75mm"

Orientações

A prefeitura orientou a população a não jogar lixo nos bueiros e córregos, pois "o grande volume de água provocado pelas chuvas arrasTA os resíduos para as galerias, provocando entupimento e transbordamento da água.[...] esse lixo é arrastado pelas enxurradas e obstruem as bocas de lobo, causando alagamentos".

Segundo a gestão, desde o início do período chuvoso, mais de três toneladas de lixos e entulhos foram retirados das galerias de águas pluviais.

"Moradores que residem próximos a esses locais podem solicitar atendimento com a Defesa Civil através do número 199", divulgou.

Alerta

O aviso publicado nesta terça-feira (2) pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alertou sobre a possibilidade de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos que podem chegar a 100km/h, além de risco de corte de energia, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

Pelo menos 38 cidades, entre elas Araguaína, fazem parte da lista de municípios do alerta.