Os atendimentos de saúde terão alterações na Capital, devido a situação de contenção da pandemia de Covid-19. As mudanças ocorrerão nos Centros de Saúde da Comunidade (CSCs), Unidade de Pronto Atendimento (UPAs) e atendimentos especializados.

De acordo com a Secretaria Municipal De Saúde (Semus), as 11 unidades que fazem parte do programa ‘Saúde na Hora’ vão funcionar até as 21 horas. Em outros 23 CSCs o horário de atendimento será ampliado até as 19 horas. A pasta informou ainda que médicos, enfermeiros e técnicos em enfermagem atuarão de forma ininterrupta, das 7 às 19 horas. Alguns Centros de Saúde atender ainda aos finais de semana e feriados, das 7 às 19 horas.

As Unidades de Pronto Atendimento atenderão somente os pacientes classificados como vermelho, laranja, amarelo e verde, ou seja, que se enquadrem como urgência e emergência. Já os pacientes que necessitem de procedimentos não urgentes, os chamados eletivos, deverão procurar os Centros de Saúde que estiverem em funcionamento. Os pacientes que não se enquadrem nos critérios de emergência serão reencaminhados para os CSCs, informou a Semus.

Vale ressaltar que as UPAs só realizarão as coletas para exames em pacientes suspeitos de infecção pelo coronavírus classificados como graves, que  apresentem sintomas de tosse, febre alta acima de 38.5º, vômito, desidratação e falta de ar. Esses sintomas devem estar associados ao histórico de viagem internacionais e/ou viagem para locais de transmissão comunitária de Covid-19.

Especializados

A Semus informou ainda que os atendimentos especializados serão reduzidos pela metade, e serão agendados somente os pacientes que apresentam risco. As escalas de atendimento serão feitas de 30 em 30 minutos com a finalidade de reduzir o fluxo de pacientes nos serviços no mesmo horário.

Os atendimentos de odontologia eletivos também serão suspensos em todas as unidades do município e serão realizados somente nos casos de urgência e emergência.

Veja quais consultas e procedimentos serão suspensos temporariamente:

Pediatria;

Geriatria;

Cirurgia geral;

Proctologia;

Acupuntura;

Otorrinolaringologia;

Audiometria;

Pequenas cirurgias;

Vasectomia.

Qualquer dúvida entrar em contato com o setor de Regulação da Semus, pelos telefones 3218-5400 / 5592 / 5102.

Para mais informações, a Semus disponibilizou o ‘Disque Coronavírus Palmas’, para que a população esclareça todas as dúvidas sobre a Covid-19. Ligue para (63) 3218-5643 e 3218-5458.