Preocupado com o bem-estar da fiel companheira Hana nestes meses de calor intenso, o autônomo Wyomar Ramos de Araújo resolveu climatizar a casinha da cadela pastor alemão. A família mora em Guaraí, Noroeste do Estado, a 173 km de Palmas.

Araújo trabalha com instalação e manutenção de ar-condicionado e conta que a ideia de climatizar o lar de Hana veio da filha mais velha, Wyomara, de 11 anos, há cerca de três meses. “Um dia, eles (os dois filhos e a mascote) estavam brincando com uma mangueira para se refrescar, e a minha filha, vendo como a Hana gostava, perguntou por que eu não instalava um ar-condicionado para ela, como tem nos nossos quartos.”

Hana tem um ano e um mês e é o xodó da família, por isso Araújo diz que não hesitou em levar a sério a sugestão da filha e proporcionar conforto à fiel companheira. O melhor de tudo, conta ele, foi a satisfação de ver o quanto a cadela gostou da novidade. “Ela ficou feliz, nem queria mais sair da casinha!”

Suor

O veterinário Gerson Miranda explica que os pets não têm glândulas sudoríparas como os humanos, o que dificulta a regulação de sua temperatura corporal. “Eles trocam calor com o ambiente principalmente através da ofegação, mas nos dias mais quentes nem sempre conseguem fazer uma troca satisfatória e acabam ficando desanimados”, explica.

Miranda ressalta ainda que, nos dias mais quentes, é importante observar qualquer alteração significativa no comportamento do animal e procurar o veterinário, caso perceba sintomas como hipersalivação, tremores musculares, vômitos, diarreias e falta de coordenação motora.

De acordo com ele, não há problema para o cachorro ou gato ficar em ambiente com ar-condicionado, desde que observadas as mesmas recomendações aplicadas aos humanos, como evitar que o animal fique em um local onde o vento gelado pegue diretamente sobre ele para evitar um choque térmico e manter os filtros sempre limpos.

Outras dicas do veterinário são a tosa de animais de pelo longo, evitar levar o animal para passear em horários em que o asfalto esteja excessivamente aquecido pelo sol e lembrar sempre de oferecer água fresca em abundância ao animal.