Começa nesta segunda-feira, 23, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. De acordo com Ministério da Saúde, nesta primeira etapa os públicos prioritários são idosos e trabalhadores da saúde. Mais duas etapas serão realizadas para públicos diferentes.

Conforme a Secretaria Municipal da Saúde (SES), a imunização desta segunda-feira é para pessoas acima de 60 anos. Desta vez a vacina não será feita em todas as Unidade Básica de Saúde, mas em algumas como nas quadras 210 Sul e 403 Sul estão sendo ofertadas as doses. Uma das novidades da campanha neste ano é o sistema de drive thru. A iniciativa será para idosos que se deslocarão de carro para tomar a vacina contra a Influenza. Dessa forma, o idoso não precisará sair do carro para ser imunizado. 

Porém, os locais e horários do sistema drive thru que será iniciado apenas na terça-feira, 24, ainda serão divulgados nesta segunda. O anúncio foi feito pelo secretário, Daniel Borini, em vídeo transmitido pelas redes sociais do Município e grupos de WhatsApp na noite deste domingo, 22.

Campanha

Ao todo, a campanha pode atingir cerca de 67,6 milhões de pessoas em todo o país. A meta é vacinar, pelo menos, 90% de cada um desses grupos até o dia 22 de maio. Para alcançar esse público foram investidos R$ 1 bilhão na aquisição de 75 milhões de doses da vacina.

O dia “D” de mobilização nacional para a vacinação ocorre no dia 9 de maio. Nessa data, os 41 mil postos de saúde em todo País ficarão abertos para atender a todos os grupos prioritários. Neste ano, a campanha foi antecipada de abril para março para reforçar a proteção aos públicos prioritários contra os vírus mais comuns da gripe.

Novo coronavírus

A vacina contra influenza não tem eficácia contra o coronavírus. No entanto, em virtude da pandemia de coronavírus, poderá auxiliar profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico para o covid-19, já que os sintomas são parecidos.

Segundo o ministério, casos mais graves de infecção por coronavírus têm sido registrados pelo mundo em pessoas acima de 60 anos, grupo que corresponde a 20,8 milhões de pessoas no Brasil. Por isso, a primeira etapa da campanha contempla esse público.

Próximas etapas

A etapa seguinte da campanha terá início no dia 16 de abril, com o objetivo de vacinar doentes crônicos, professores (rede pública e privada) e profissionais das forças de segurança. A última fase, que começa no dia 9 de maio, dará prioridade a crianças de 6 meses a menores de 6 anos, pessoas com 55 a 59 anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas com deficiência, povos indígenas, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.

Até o momento, o Ministério da Saúde enviou aos estados 15 milhões de doses e mais 4 milhões serão distribuídas até o fim de março.

A vacina, composta por vírus inativado, é trivalente e protege contra os três vírus que mais circularam no Hemisfério Sul em 2019: Influenza A (H1N1), Influenza B e Influenza A (H3N2).

Locais de vacinação em Palmas:

Região Norte

- CSC José Luiz Otaviani (Arno 33)

- CSC Arno 41

- CSC Arno 42

- CSC Arno 44

- CSC Arno 61

- CSC Arno 71

- CSC Arne 53

- CSC Arne 64

Região Central

- CSC Arse 13

- CSC Loiane Moreno (Arse 24)

- CSC Arse 75

- CSC Arse 82

- CSC Satilo Alves (Arse 101)

- CSC Valéria Martins (Arse 122)

- CSC Arse 131

- CSC Francisco Júnior (Arso 41)

- CSC Arso 111

Região Sul

- CSC Eugênio Pinheiro (Jd. Aureny I)

- CSC Jardim Aureny II

- CSC Liberdade (Jd. Aureny III)

- CSC Laurides Lima (Jd. Aureny III)

- CSC José Lucio (Lago Sul)

-CSC Alto Bonito (Jd. Aureny IV)

- CSC Novo Horizonte (Jd. Aureny IV)

- CSC Jardim Taquari

- CSC Santa Bárbara

- CSC Bela Vista

- CSC José Hermes Damaso (Setor Sul)

- CSC Morada do Sol

- CSC Santa Fé

- CSC Walter Pereira Morato (Taquaruçu)

- CSC Mariazinha (Buritirana)