O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina divulgou nota de pesar pela morte do cão Barney, que ficou conhecido por ter atuado no resgate de vítimas do desastre de Brumadinho. O cão morreu no início da noite da última sexta-feira (3) durante outro salvamento.

Barney estava junto com seu tutor, o soldado BM Rangel, em busca de uma pessoa desaparecida em um rio em Içara, região sul de Santa Catarina. Quando entrou no rio para apontar a possível localização da vítima, o cachorro submergiu e não voltou mais à superfície. Os bombeiros ainda não localizaram o corpo do cão, que pode ter ficado preso no leito do rio.

“Neste difícil momento, registramos nosso profundo pesar e lamentamos esta irreparável perda para o Sd BM Rangel, binômio, e toda a comunidade de cinotecnia do CBMSC”, diz a nota divulgada pela corporação.

Ainda de acordo com informações dos bombeiros, o corpo de Barney será levado para um crematório de animais e a corporação vai fornecer acompanhamento psicológico aos envolvidos.