Moradores de Palmas que precisam emitir a Carteira de Identidade Nacional (CIN) devem ir a um novo endereço a partir da próxima segunda-feira (8). Durante a reforma do Instituto de Identificação, os atendimentos serão realizados na 1ª Central de Atendimento da Polícia Civil, que fica na quadra 1201 Sul, na Avenida Joaquim Teotônio Segurado. 

Conforme divulgou a Secretaria da Segurança Pública (SSP) a mudança é temporária.

Caso seja necessário, a população ainda poderá se dirigir aos outros Núcleos de Identificação da cidade, localizados na Assembleia Legislativa do Tocantins, no Detran e em Taquaruçu, para solicitar o documento de identidade. 

Como funciona o agendamento 

Para solicitar o documento na capital, é necessário fazer o agendamento pelo site da SSP, a partir das 14 horas de toda a sexta-feira, quando são liberadas novas vagas para o agendamento de atendimento. 

Nas outras cidades, a pessoa interessada deve ir pessoalmente aos núcleos de identificação do município. Segundo a SSP, é necessário levar certidão de nascimento ou de casamento e o comprovante de inscrição do Cadastro de Pessoa Física (CPF), original ou cópias. 

Prazos  

O prazo para entrega da CIN permanece o mesmo, dez dias para a capital e 30 dias para as demais cidades do estado. De acordo com o Governo Federal, o novo RG será emitido em duas versões diferentes, uma física e outra digital, que possuem o mesmo layout e segurança. O documento terá o nome completo da pessoa, que pode ou não ser seguido pelo nome social, o CPF, data de nascimento, prazo de validade, data e local da emissão.

 

*Raquel Oliveira é integrante do programa de estágio entre Jornal do Tocantins e Universidade Federal do Tocanitns (UFT), sob orientação de Raphael Pontes.