Após uma reunião entre bispos tocantinenses e o arcebispo Dom Pedro Brito Guimarães a Igreja Católica determinou algumas medidas com relação às celebrações. O definido leva em consideração os decretos dos poderes municipais, estaduais e federais devidos “situação de pandemia, propagada pelo coronavírus”, conforme nota enviada pela Arquidiocese de Palmas.

Conforme a nota, as medidas passam a valer nesta sexta-feira, 20. Ainda nesta quinta-feira, 19, Dia de São José, uma missa em homenagem ao santo foi realizada na Capital e acabou sendo alvo de muitas críticas, por ocorrer mesmo com a suspensão, por meio de decreto publicado no Diário Oficial do Município (DOM) desta quarta-feira, 18, da Prefeitura de Palmas de evitar aglomerações em prevenção ao Covid-19.

Medidas

Uma das determinações divulgadas pela Arquidiocese é que a partir desta sexta “as missas sejam celebradas nas Paróquias, de portas fechadas, sem a presença do povo, exceto de uma pequena Equipe de canto e de celebração, nos horários determinados por cada Pároco” e a partir disso, a celebrações, aos menos as dominicais “poderão ser assistidas pelas TVs e Rádios Católicas e por outros meios que as Paróquias dispuserem”, além disso, os fiéis podem enviar intenções pelas redes sociais de cada Paróquia do Estado.

Além disso, a Igreja orienta as pessoas a ficaram em casa em isolamento de acordo com as orientações sanitárias da Secretaria Estadual de Saúde (SES), Ministério da Saúde e da própria Organização Mundial da ou de Saúde (OMS), e assim realizarem suas rezas e outras práticas de devoção em casa, com o terço, via-sacra, salmos e leituras bíblicas.

Já no caso de outras celebrações, como casamentos e batizados, inadiáveis, e velórios, a Igreja Católica informou que só podem acontecer, excepcionalmente, de portas fechadas, com as presenças de no máximo dez pessoas, e não devem ser agendadas novas celebrações festivas.

Uma última medida é que as igrejas devem ficar abertas durante o dia ou a noite para que as pessoas que podem sair de casa encontrem nos locais algum descanso e consolo. Também estão “cancelados os mutirões de confissões, já previstos no tempo quaresmal e os atendimentos individuais dos fiéis continuarão acontecendo normalmente nas Paróquias, com exceção naquelas em que os párocos se enquadrem no grupo de maior vulnerabilidade ao coronavírus”, diz a nota da Arquidiocese.