Na tarde deste sábado, 21, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) atendeu um chamado em um prédio na quadra Arse 21, no centro de Palmas, para resgatar um agente da polícia civil, de 38 anos, que apresentava dificuldades respiratórias. Pelas imagens divulgadas nas redes sociais, os agentes estavam equipados com roupas e mascaras apropriadas para atendimentos que envolvem situações de contágio, enquanto o homem, que saiu de dentro do prédio em uma cadeira de rodas, tossia muito. 

A Secretaria Municipal da Saúde de Palmas (Semus) confirma o atendimento e afirma que o homem relatou aos agentes que sofre de bronquite asmática e teve contato com a advogada Kellen Pedreira, primeira pessoa com resultado positivo para o novo coronavírus em Palmas. Após o resgate ele teve que ser encaminhado diretamente para um Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) de um hospital particular de Palmas.

Histórico

Segundo informações apuradas pelo Jornal do Tocantins, o agente esteve por mais de seis horas em um hospital particular da capital na última quinta-feira, contudo ele não passou pelo teste do coronavírus, pois apresentava um quadro de asma e não os sintomas da Covid-19.

A esposa do homem, que é delegada, também esteve presente no evento da OAB Tocantins no qual Kellen Pedreira participou. Ocasião que outra delegada também participou e depois disso passou apresentar alguns sintomas, ela fez o teste e agora aguarda o resultado.

Segundo a Semus, o Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde de Palmas (CIEVS) realiza o monitoramento do caso e solicitou o isolamento domiciliar de todos que tiveram contato com o paciente, mas ele ainda não é enquadrado como suspeito de infecção pelo coronavírus.

No final da tarde deste sábado, a Secretaria de Segurança Pública (SSP), por meio de nota, confirmou as informações levantadas pelo JTo e afirmou que os agentes que tiveram contato com Kellen seguem sendo monitorados. Questionada sobre quantos agentes são, a SSP ainda não retornou o contato.

Confira a íntegra da nota

A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP –TO) confirma a internação de um dos seus agentes de polícia. Informa que ele é de fato esposo de uma das policiais civis que esteve no evento onde se encontrava a paciente, que foi a primeira a ter confirmação positiva para a Covid-19 (novo Coronavírus). A SSP, esclarece, no entanto, que já adotou os protocolos de prevenção preconizados pela Secretaria de Estado da Saúde e que as policiais que mantiveram contato com a paciente número um estão sendo monitoradas.