Erick Pereira de Souza, um adolescente de 14 anos morreu, neste domingo, 18, afogado durante lazer no Lago da Pequena Central Hidrelétrica (PCH), no Rio Lontra, que passa pelo Setor Lago Sul, em Araguaína, norte do Estado, neste domingo, 18. O Tocantins já conta com 38 afogamentos somente neste ano, duas neste mês.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, Erick estava com outras duas pessoas, que também estavam se afogando, mas foram socorridas por terceiros. O local onde ocorreu o acidente, segundo informações da corporação, fica cerca de 300 metros da ponte do Rio Lontra, local mais fundo e com água parada. O corpo de Erick Pereira de Souza foi localizado cerca de quatro horas depois pelos Bombeiros.

Ainda segundo os militares, o chamado aos bombeiros ocorreu por volta das 14h45. Em seguida, a equipe chegou ao local e já começou as buscas com mergulhos livres, ou seja, sem equipamentos, na tentativa de encontrar o garoto na primeira resposta.

Uma equipe de mergulhadores foi acionada para a segunda etapa do trabalho, para buscas mais detalhadas nas partes profundas do rio, executando varreduras, que conforme os bombeiros são apropriadas para aquele ambiente. Ainda os militares, o local apresentava visibilidade razoável, profundidade variável entre três a cinco metros e água parada.

Somente por volta das 18 horas, o corpo do adolescente foi encontrado.

Araguanã

Paulo Alves Rodrigues, 45 anos, foi a segunda vítima de afogamento deste final de semana. Ele morreu no Rio Araguaia, no município de Araguanã, 459 km distante de Palmas. Rodrigues era o caseiro da Chácara Som da Viola e acostumado a nadar no local. Porém, por volta das 11 horas deste domingo, ao entrar na água para atravessar, a nado da margem para uma pedra, ele desapareceu.

De acordo com os bombeiros, imediatamente familiares iniciaram as buscas, mas não obtiveram êxito.

Uma equipe de mergulhadores do 2º Batalhão de Bombeiros Militar de Araguaína foi acionada para as buscas. Com cerca de uma hora de mergulhos o corpo de Paulo foi localizado e resgatado.

Os militares informaram que o caseiro estava a aproximadamente 50 metros da margem e a cerca de dez metros da pedra onde queria chegar.