Cento e quarenta e oito cabeças de gado que haviam sido furtadas de uma fazenda em Axixá do Tocantins, extremo norte do Estado, no último dia 29 de junho foram recuperados na tarde desta terça-feira, 6. Os animais estavam em uma fazenda na zona rural da cidade de Imperatriz (MA).

Conforme a Polícia Civil os animais foram resgatados após uma escolta realizada pela corporação em caminhões no Tocantins.

Os policiais civis estavam na região de divisa com o estado do Maranhão onde participavam de mais uma etapa da operação Hórus, do Ministério da Justiça e Segurança Pública. A operação tem como objetivo coibir a prática de crimes nas regiões de divisa entre os estados da federação.

Segundo o delegado-chefe da 17ª Delegacia de Itaguatins, Antônio Bandeira autoridade, as investigações iniciaram depois que o proprietário da fazenda compareceu à delegacia e registrou o Boletim de Ocorrência (BO) relatando os fatos. A polícia disse que as equipes da 17ª DP localizaram o paradeiro dos animais que estariam na cidade de Cidelândia (MA) e descobriram que um dos filhos do fazendeiro estava envolvido no crime.

Ao saber que estava sendo investigado por participação no crime, o suspeito constituiu advogado, o qual compareceu até a Delegacia e informou que o gado estava em Cidelândia, mas que seu cliente faria a devolução dos animais para seu pai. Contudo, antes que a devolução fosse feita, o gado foi levado para a cidade de Imperatriz, fato que foi comprovado pelos policiais civis do Tocantins.

De acordo com a polícia, os 148 animais foram recuperados e devolvidos ao legítimo proprietário. A Secretaria Estadual da Segurança Pública (SSP) garante que as investigações acerca do caso irão continuar.